Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Homens se intimidam com mulheres inteligentes

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 09h53 - Publicado em 22 out 2015, 15h35

scared

Admiração não falta, mas na hora de pensar em um encontro, a verdade é que os homens evitam mulheres mais inteligentes do que eles. Pura insegurança (com toques de machismo).

É o que mostra um estudo americano. Quando 105 homens leram uma história sobre mulheres que haviam pontuado mais ou menos do que eles em provas de matemática e inglês eles até mostraram certa admiração. A pedido dos pesquisadores, criaram uma situação hipotética: imaginar um romance com cada uma delas. As mais inteligentes levaram a melhor. “Homens formaram impressões favoráveis e mostraram maior interesse em mulheres mais inteligentes do que eles”, diz a pesquisa.

Mas esse fascínio funciona apenas no mundo da imaginação. Na vida real, eles correm dessas mulheres.

Em uma segunda fase do estudo, os pesquisadores mostraram a outros voluntários a pontuação das participantes naquelas mesmas provas. Só que dessa vez tiveram de responder quais delas gostariam de convidar para sair. Aí tudo mudou: as mulheres mais inteligentes pareciam bem menos atraentes para eles do que as outras.

O culpado é o ego ferido deles. “A sensação de ter a masculinidade abalada diminuiu a atração dos homens pelas mulheres que pontuaram mais do que eles”, concluem os pesquisadores.

PA R E M. Já é 2015.