Clique e Assine por apenas 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Mentir faz mal para a sua saúde

Por Carol Castro - Atualizado em 21 dez 2016, 10h08 - Publicado em 7 ago 2012, 16h38

Depois de recusar umas três ou quatro vezes, você, enfim, topou sair com o pessoal do trabalho. Em pleno sábado. Só que surgiram outras propostas bem mais legais: churrasco com o pessoal da faculdade, balada com bebida liberada por 30 reais, cerveja com um paquera. E aí, você inventa uma desculpa ou conta logo a verdade aos amigos do escritório? Se você é desses que prefere mentir, reconsidere: essas mentirinhas fazem mal à saúde.

Foi o que descobriu um grupo de psicólogos da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Eles reuniram 110 pessoas, de 18 a 71 anos, e as separaram em dois grupos. Um deles foi instruído a evitar mentiras por 10 semanas, enquanto os outros não receberam nenhuma recomendação especial. A cada sete dias, todos os voluntários tinham de ir até o laboratório para completar questionários sobre saúde e para passar por um detector de mentiras para descobrir quantas vezes haviam enganado alguém na semana.

Ao longo do teste, o grupo dos não-mentirosos mostrou uma melhora na saúde física e emocional. Quando deixavam de contar pelo menos três mentiras (importantes ou não) durante a semana, cortavam até quatro reclamações sobre tensão ou melancolia e outras três sobre dores de cabeça ou garganta. No outro grupo, quando os participantes cortavam três mentiras, relatavam até duas reclamações a menos sobre a saúde mental e uma a menos sobre problemas físicos.

Continua após a publicidade

Ok, segundo a pesquisa, uma vida com menos mentiras parece reduzir o estresse do dia-a-dia e evitar alguns incômodos físicos e emocionais.  Mas dá mesmo para fugir das desculpinhas? Será que não daria ainda mais dor de cabeça ser sincero o tempo todo?

Crédito da foto: cinemarden.com.br / Juliana Moreira

Leia também:
Arrumar a casa pode fazer mal para a saúde
Sentir raiva faz bem para você
Mau humor faz bem para o cérebro

Publicidade