Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Música deixa a comida mais gostosa

Por Thiago Perin Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 26 Maio 2011, 14h45

Está de dieta e não aguenta mais o gosto daquele mix de folhas de todo dia? Odeia beterraba? Precisa dar um jeito de comer a gororoba na casa da sogra para não fazer feio?

Talvez este post ajude você.

Um estudo lá dos EUA colocou grupos de estudantes para jantar em ambientes separados. Todos comeram exatamente a mesma coisa, mas cada sala tinha um som ambiente específico, manipulado pelos pesquisadores, que incluía música em diferentes volumes, barulho de pessoas conversando ou silêncio total. Depois da refeição, todo mundo teve que preencher um questionário dizendo o quanto tinha gostado da comida e o quão prazerosa tinha sido a experiência no geral.

Anota aí a receita: segundo os pesquisadores, a comida foi avaliada como mais gostosa quando servida ao som de música clássica (precisamente entre 62 e 67 decibéis), com apenas um toquezinho do barulho de conversas alheias no meio.

Com a música mais alta ou baixa do que isso, os participantes gostaram menos do jantar. E quem teve que comer em completo silêncio deu as piores avaliações à refeição.

O que abre espaço para a gente pensar sobre algumas coisas: se música clássica deixa a comida mais gostosa, será que diferentes gêneros musicais poderiam alterar a nossa percepção de outras maneiras? Será que música pop deixaria os pratos mais doces, por exemplo? O rock os deixaria mais apimentados? Me pergunto do que a lambada seria capaz.

E você, costuma ouvir música enquanto come?

Leia também:
Chocolate é quatro vezes mais excitante do que beijo
Gordinhos sentem mais o cheiro da comida
Música romântica deixa mulheres mais “facinhas”

Continua após a publicidade
Publicidade