Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Por que as pessoas riem de piadas sem graça?

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 1 ago 2012, 18h10

“Ahhh, que alívio”

Quando a gente postou aqui a piada mais engraçada do mundo, de acordo com uma pesquisa, rolou uma discordância entre vocês, leitores lindos. E muita gente deve ter se perguntado: como as pessoas riem de piadas tão ruins? Aí você ainda se lembra de outras situações, dos brincalhões do escritório que insistem em repetir, todos os dias, a mesma piadinha. E sempre tem alguém para rir. Por que, Deus, POR QUÊ?

Os psicólogos da Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, tentaram entender os motivos. Pediram a um grupo de pessoas para tentar fazer coisas engraçadas. E, por mais sem graça que fosse a piada, sempre havia uma plateia se divertindo. Só que nem sempre eram risadas sinceras. Por quê? Educação. A maioria ria só para não deixar o comediante constrangido.

Só que aí essas pessoas se sentem seguras, acham que são realmente engraçadas e nunca mais param de fazer gracinhas. “Não há definitivamente nenhum problema em pessoas super confiantes e não estou sugerindo que a gente deixe de viver numa sociedade educada [oi?]”, diz Joyce Ehrlinger, líder da pesquisa. “Mas a pior coisa que pode acontecer para alguém, é acreditar ser mais engraçado do que realmente é e passar vergonha ou perder tempo nesses programas caça-talentos da televisão”.

Tá explicado? Então, fica a lição.

Crédito da foto: twitter.com/obede (que às vezes é engraçado de verdade)

Leia também:
Pesquisadores elegem a piada mais engraçada do mundo
Homens são mais engraçados do que mulheres
5 boas razões científicas para você sorrir

Continua após a publicidade
Publicidade