GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que os médicos não sabem escrever?

Você consegue ler sem qualquer dificuldade uma receita médica? Pois é, o problema não é só seu. A ilegibilidade dos médicos é tanta que foi objeto de estudo de pesquisadores do mundo todo. A descoberta: pra ser doutor não é preciso fazer aula de caligrafia. (Não que isso precisasse de qualquer pesquisa…) Veja só:

1976 – Especialistas australianos foram os primeiros a testar a grafia de médicos e não-médicos, classificando cada carta com o objetivo de criar um resultado estatístico. Em todos os testes a letra dos doutores levou a pior nota.

1994 – Os americanos calcularam o tempo gasto para ler as receitas escritas pelos residentes de medicina e o tempo que levavam para ler as versões digitadas das mesmas receitas. Conclusão: as cartas escritas à mão levavam um tempo 46% maior para serem lidas e 11% maior para serem entendidas.

1997 – Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, publicaram em um jornal médico outro estudo. Eles pediram a enfermeiras que lessem as ordens dos médicos por escrito e concluíram: 20% das prescrições e 78% das assinaturas estavam ilegíveis.

1998 – Quatro médicos ingleses usaram computadores para comparar as letras de seus companheiros profissionais com outras pessoas (não-médicas). Os resultados apontaram que, mesmo se esforçando para fazer uma grafia bonita e clara – a pedido dos pesquisadores -, os médicos ainda escreviam pior do que as outras pessoas.

2001 – Médicos de Edimburgo publicaram um estudo que comparava a escrita dos médicos com as de enfermeiros. O resultado: os primeiros escrevem mais rápido e por isso são menos legíveis.

2004 – 167 prescrições médicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Fortaleza, foram avaliadas por um acadêmico e um farmacêutico. Eles descobriram que 78 (46,7%) delas eram consideradas pouco legíveis ou ilegíveis. E a identificação do médico estava ilegível em 147 (88,0%) prescrições.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s