GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Comissão belga quer banir jogos com caixas de tesouros da Europa

Na última semana, a comissão belga de jogos se reuniu para anunciar o lançamento de uma investigação do uso de dinheiro real na compra de itens em videogames. A intenção do órgão é discutir se isso constitui uma prática típica de jogos de azar.

A discussão se tornou popular após a Electronic Arts anunciar que vários personagens de Star Wars: Battlefront II poderiam ser desbloqueados automaticamente com o uso de cristais, que poderiam ser adquiridos com cartões de crédito ou códigos vendidos em supermercados e lojas especializadas. Outra prática comum é a venda de “loot boxes”, caixas com itens gerados aleatoriamente e adquiridas por meio de dinheiro virtual ou real.

Em comunicado, a comissão diz que “a mistura de dinheiro e vício constitui o jogo de azar”. Até mesmo o ministro de Justiça do país, Koen Geens, entrou na discussão. Para ele, “misturar jogos de azar e videogames, especialmente em idade infantil, é perigoso para a saúde mental da criança”. O ministro quer banir as compras dentro do jogo, caso o jogador não saiba exatamente o que está adquirindo, e não apenas na Bélgica, mas em toda a Europa. “Nós certamente tentaremos banir isso.”

Um relatório preliminar apontou para a dificuldade de controlar a prática por meio da legislação atual e pede por “cooperação mais próxima entre governos, desenvolvedores e agências de classificação”. Para a comissão, com as regras certas e vigilância constante, deve ser possível “proteger jogadores dos efeitos nocivos dos jogos de azar sem comprometer os gamers.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s