Criado pela Epic Games, a mesma produtora de Gears of War, o jogo multiplayer Fortnite se tornou um fenômeno mundial. Segundo uma pesquisa da consultoria Newzoo, 30,1% de todos os jogadores de PC estiveram em pelo menos uma partida de Fortnite no mês de fevereiro.
O game também se tornou popular entre estudantes, que provocaram um pequeno caos no sistema educacional americano, e com atletas, dando origem a comemorações que simulam as danças presentes no título. A popularidade do jogo fez com que dois internautas criassem uma petição no site Change.org pedindo que Fortnite seja banido por causa do tempo que ele rouba, reduzindo as interações dos jogadores com amigos e familiares.
A causa, criada em tom de brincadeira, defende que o Fortnite está “dominando nossos namorados e fazendo lavagem cerebral neles”. Até o momento, mais de 1,5 mil pessoas assinaram a petição, algumas sem saber que ela é uma piada (ou sabendo). Uma usuária do site relatou que “Fortnite é irritante e provoca distração quando as pessoas estão falando sobre ele na aula. Ele está baixando as notas dos meus amigos, que estão viciados”.