Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Combo Por Combo Notícias e curiosidades do mundo dos videogames

Relembre a única participação de David Bowie no mundo dos games

Por Lucas Massao Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 13 jan 2016, 12h48

David Bowie

O mundo ficou em choque ao receber a notícia que o cantor britânico David Bowie havia falecido, devido a um câncer, na manhã da segunda-feira (11). Mais que conhecido nos meios da moda e da música, Bowie também fez uma leve aparição no universo dos games.

Desenvolvido pela francesa Quantic Dream, Omikron: The Nomad Soul chegou ao PC em 1999 e, posteriormente, recebeu um suporte para o clássico console Dreamcast. O enredo era uma verdadeira salada, mas, de forma resumida, os jogadores assumiam o papel de investigadores que caçavam serial killers numa cidade futurista e dividida em setores, todos fortemente oprimidos por um governo controlador.

Durante a jogatina, Bowie aparece pouco, algo em torno de cinco minutos (você pode ver todos abaixo), e encarna o personagem Boz, um revolucionário na mira da polícia. Em entrevista ao Le Monde, David Cage, chefe de desenvolvimento do estúdio, conta como o músico britânico se encaixou no papel. “Nós falamos muito sobre o estilo proativo e animado do personagem, as suas origens, o que ele defendia e Bowie fez o resto. Na verdade, dentro do estúdio, eu interferi muito pouco”. Num segundo momento, o artista também aparece cantando na banda “The Dreamers”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uzbKjSgvcdw?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Foi junto com Cage e com o compositor Reeves Gabrels, no entanto, que Bowie contribuiu imensamente com o game. O trio passou quase um mês dentro de um apartamento em Paris compondo a trilha sonora do jogo. “Eu levei todos os meus desenhos, anotações, o roteiro e, várias vezes por dia, recontava a história, momento por momento. Conversamos sobre o universo, o funcionamento daquele mundo. Depois, foi só deixar eles comporem”, declarou Cage.

O trabalho agradou tanto a Bowie que algumas das faixas compostas para o game foram remasterizadas, retrabalhadas e lançadas no álbum “Hours”, de 1999, imortalizando o trabalho e compondo mais um brilhante tijolo na genial trajetória do “Camaleão”. Na música “New Angels of Promise”, por exemplo, Bowie trocou a palavra “Omnikron” por “Suspicious Minds”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=iSIhX-VWhtQ?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Continua após a publicidade

Publicidade