Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Contando Ninguém Acredita Por Blog As notícias mais bizarras e surreais do mundo

Corte turca escala especialistas em “Senhor dos Anéis” para julgamento

Por Lucas Massao Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 7 dez 2015, 10h28

Gollum

A justiça da Turquia tomou uma decisão inusitada durante o julgamento de Bilgin Çiftçi, acusado de insultar Recep Tayyip Erdogan, o presidente do país. Ao postar um meme que compara o chefe de Estado ao personagem Gollum, do universo tolkeniano, o turco cometeu um ato de difamação de autoridade, algo considerado crime máximo pelas leis turcas.

smeagle

Obviamente, Çiftçi perdeu o seu emprego no Instituto Público de Saúde, onde exercia a função de doutor e foi prontamente convocado à corte. No seu primeiro julgamento, o ex-médico afirmou que o personagem escorregadio e de pele cinza não é de todo mau e teria, inclusive, acabado com a tirania na Terra Média.

Em uma ação ardilosa, Hicran Danışman, advogado de Bilgin, perguntou ao juiz da sessão se ele já havia assistido à trilogia. A resposta negativa provocou uma revisão do caso e cinco especialistas (dois professores universitários, dois cientistas ou psicólogos comportamentais e um especialista em produção cinematográfica) foram convocados para verificar se a defesa possui razão. O grupo terá dois meses para chegar a uma decisão sobre o tema. Caso a pena seja mantida, Çiftçi cumprirá a pena de dois anos de prisão.

Com The Washington Post

Continua após a publicidade

Publicidade