GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como as tartarugas sabem em que praia nasceram para retornar?

Para começar, vale lembrar o leitor desavisado: após migrações quilométricas, as mamães tartarugas voltam para botar seus ovos na mesma praia em que elas mesmas nasceram décadas antes (justiça seja feita: essa “mesma praia” tem uma margem de erro de uns 50 km).

Isso é possível porque esses répteis, como muitos pássaros, têm um sexto sentido: se guiam pelas linhas do campo magnético da Terra, que exercem uma função análoga às linhas de latitude e longitude imaginárias aplicadas sobre os mapas (como, por exemplo, o Equador).

Os animais conseguem detectar a intensidade do campo em cada ponto da superfície do planeta – e também o ângulo que as linhas do campo formam com o chão. Assim, cada localização do oceano tem uma identidade magnética única. Basta o bichinho armazená-la na memória, como fosse um cheiro.

Essa descoberta é recente: foi publicada em 2018 pelo biólogo Roger Brothers e seu orientador. Eles perceberam que algumas tartarugas põem seus ovos em praias de lados opostos da península da Flórida ao longo da vida. Sinal de que a assinatura magnética dessas praias é extremamente parecida.

Pergunta de @geovanatacon, via Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s