O que é pior para o ambiente: abrir e fechar a geladeira ou deixá-la aberta?
Querido Oráculo, devido a uma disputa familiar, gostaria de saber o que gasta mais energia e é pior para a geladeira e o ambiente: deixar a porta da geladeira aberta por bastante tempo ou ficar abrindo e fechando várias vezes? Gabriela Piologo Terahata São Paulo, SP O perdedor da disputa é quem apostou que é […]
Querido Oráculo, devido a uma disputa familiar, gostaria de saber o que gasta mais energia e é pior para a geladeira e o ambiente: deixar a porta da geladeira aberta por bastante tempo ou ficar abrindo e fechando várias vezes?
Gabriela Piologo Terahata
São Paulo, SP
O perdedor da disputa é quem apostou que é melhor abrir e fechar a porta da geladeira várias vezes. Espero que não seja sua mãe, não quero que o domingo comemorativo seja contaminado por essa picuinha doméstico-utilitária.
Fia, vamos lá. Odilon Francisco Pavón Duarte, professor e coordenador do Grupo de Eficiência Energética da PUCRS, explica: quando a porta é aberta, o ar gelado, que é mais denso, tende a sair da geladeira, dando espaço ao ar mais quente, segundo o princípio físico da convecção.
Para reverter o aumento de temperatura no interior da geladeira gerado por essa troca, o compressor é ativado, exigindo mais do equipamento, gastando mais energia e, consequentemente, causando mais danos ao meio ambiente.
A diferença entre deixar a geladeira aberta durante um minuto e abri-la 6 vezes por 10 segundos está no escoamento inicial de ar gelado. A cada abre e fecha, a geladeira perde o ar frio duas vezes: a primeira pelo ato mecânico de abrir a porta (que força o ar gelado pra fora) e a segunda pelo tempo que a porta fica aberta trocando ar com o ambiente. São 6 vezes que a geladeira é aberta. E isso significa mais trabalho para a geladeira voltar à temperatura ideal.
Pense nisso na próxima vez que abrir a geladeira só para ver se os gnomos habitantes de geladeira estão bem.
* * *
Seguindo a tradição de uma semana, vamos à melhor pergunta da semana:
Por que minhas perguntas nunca são publicadas na revista?
Tiago Vasselo, Torrinha, SP
Serve o blog?
(crédito da imagem: aussiegall)