Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que cera de ouvido é amarga?

Por que a cera de ouvido é amarga? Paulah Olivir (:,  Curitiba, Paraná <3   Na verdade, Paulah Olivir (:, a cera é amarga e um pouco azeda. Esse gosto se deve à sua composição – que inclui enzimas, ácidos graxos e pedacinhos de pele (nhami) – e também ao seu pH ácido. “O gosto […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h06 - Publicado em 11 jul 2014, 14h33

Por que a cera de ouvido é amarga?
Paulah Olivir (:,  
Curitiba, Paraná <3

herrera topo gigio

 

Na verdade, Paulah Olivir (:, a cera é amarga e um pouco azeda. Esse gosto se deve à sua composição – que inclui enzimas, ácidos graxos e pedacinhos de pele (nhami) – e também ao seu pH ácido.

“O gosto da cera puxa mais para o azedo, porém não deixa de ser amarga”, explica o otorrinolaringologista Humberto Camargo Júnior, de Porto Alegre. Ela pode ter um gosto um pouco salgado também, porque suamos no pavilhão auricular. “Só não é doce, pois não tem alto teor de açúcares”, diz o médico.

Caso a senhora esteja cogitando, não coma toda a cera do ouvido. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é uma sujeira, mas um mecanismo de defesa. É produzida por glândulas sebáceas e, além de servir para lubrificar e impermeabilizar o canal auditivo, repele agressores.

O presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, Paulo Roberto Lazarini, explica que a cera pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns serezumano, é mais oleosa; em outros, há um acúmulo maior de pele descamada que se mistura aos ácidos graxos e enzimas. Camargo diz que a cera difere também entre os grupos étnicos. “Há pessoas que têm cera mais escura e abundante; outras, mais clara e acinzentada. Então, ela muda bastante, mas geralmente o pH é ácido”, explica.

Ou seja, em breve numa vizinhança diferenciada perto de você, a Ceraria Gourmet, primeira loja especializada em cupcakes de cera de ouvido.

(imagem: uma singela semelhança a El Fideo Di María, que disputa acirradamente a artilharia da Copa com Fred: ambos com um gol cada)

Continua após a publicidade

Publicidade