Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que gostamos tanto do cheiro de páginas de revistas e livros novos?

Por que gostamos tanto do cheiro de páginas de revistas e livros novos? Gunnar Santos, São Paulo, SP Por causa do cérebro. O hipotálamo, parte responsável pelos sentidos, guarda memórias emocionais. Na primeira vez que se sente um cheiro, ele fica associado ao que se pensou na hora (por isso aquele perfume sempre lembra determinada pessoa). […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 12 jul 2016, 11h31
iStock | TARIK KIZILKAYA
iStock | TARIK KIZILKAYA

Por que gostamos tanto do cheiro de páginas de revistas e livros novos?
Gunnar Santos, São Paulo, SP

Por causa do cérebro. O hipotálamo, parte responsável pelos sentidos, guarda memórias emocionais. Na primeira vez que se sente um cheiro, ele fica associado ao que se pensou na hora (por isso aquele perfume sempre lembra determinada pessoa). Quem gosta de cheiro de livro novo liga isso à aquisição de conhecimento e ao prazer da boa leitura. Agora, desculpe, mas melhor não cheirar a tela.

Fontes: Sonia Corazza, engenheira química e autora de Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros; Gislaine Gil, neuropsicóloga e fundadora do Vigilantes da Memória.

 

Continua após a publicidade
Publicidade