GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que humanos têm rostos tão diferentes, mas os outros animais não?

Uma hipótese, bastante difundida atualmente entre biólogos evolutivos, atribui a variabilidade ao fato de que somos animais sociais. Seres humanos lidam desde a pré-história com interações complexas: têm parentes, amigos próximos e colegas, aliados e competidores, relações hierárquicas etc.

A seleção natural preserva essa salada de rostos porque, quando os indivíduos são claramente diferentes entre si, fica mais fácil reconhecê-los e evitar confusões (tipo matar alguém por engano). Espécies cujo sentido dominante não é a visão podem ter carteiras de identidade em forma de cheiro ou som, que também variam bastante entre indivíduos.

Cachorros, por exemplo, talvez achem a variedade entre cheiros de seres humanos bastante monótona em relação a variedade de cheiros presente entre os próprios cachorros.

“Reconhecimento individual é muito importante. De certa forma, é tão importante que nós não nos damos conta de como nos reconhecemos indivíduos”, afirmou ao Washington Post o biólogo Michael Sheehan, da Universidade da Califórnia em Berkeley. “É algo entranhado em nós.”

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s