Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que não se ouve falar em câncer no coração?

Por que nunca soube de alguém ter câncer no coração? Gustavo Souza, Niterói, RJ Porque é raríssimo mesmo. A maioria dos casos é de metástases de tumores originados em outros órgãos. E desses poucos tumores com origem no coração, a maioria é benigna. A baixa incidência se deve ao tecido muscular que compõe o órgão. Ao […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 26 set 2016, 19h45
AndreCas | iStock
AndreCas | iStock


Por que nunca soube de alguém ter câncer no coração?

Gustavo Souza, Niterói, RJ

Porque é raríssimo mesmo. A maioria dos casos é de metástases de tumores originados em outros órgãos. E desses poucos tumores com origem no coração, a maioria é benigna.

A baixa incidência se deve ao tecido muscular que compõe o órgão. Ao contrário de outras partes do corpo, as células do coração encerram o ciclo de divisão muito cedo na vida. A partir daí, o órgão cresce conforme as células aumentam de tamanho.

Sem divisão celular, é quase zero a chance de haver uma multiplicação desordenada de células, que é justamente o que caracteriza o câncer.

Fontes: Cristiano Guedes Duque, oncologista do Instituto Nacional de Câncer e National Cancer Institute (EUA).


Post anterior:
Dá para processar um escritor de horóscopo por propaganda enganosa?

Continua após a publicidade
Publicidade