Por que o primeiro episódio de uma série de TV se chama “piloto”?
Resumidamente porque "piloto" é uma figura responsável por guiar algo – seja um avião, seja o andamento do resto da série.
Há pelo menos três teorias.
De acordo com o Online Etymology Dictionary, o termo é aplicado desde 1920 para significar “servir como um protótipo”, como é o caso da expressão “programa piloto” para designar uma tecnologia emergente (ou da expressão “plano piloto” para o projeto urbanístico que orientou a construção da capital Brasília).
Há, também, registros em que a palavra alude ao ato “guiar”. Por exemplo, na marcenaria, existe uma técnica de perfuração de “buracos piloto”, que mantêm os parafusos em linha reta e impedem que a madeira se divida. Obviamente, um piloto de avião ou de Fórmula 1 recebe essa designação pelo mesmo motivo – eles guiam um veículo da mesma maneira como o primeiro episódio guia o resto da série.
Outra explicação é a de que o termo seja derivado da expressão “pilot light” (chama-piloto) dos fogões. Nesse sentido, um episódio piloto é como uma pequena chama usada para iniciar um fogo maior. Embora a origem da metáfora seja diferente em cada uma das explicações, o significado da palavra piloto, nas três, é essencialmente o mesmo.
Pergunta de Thales Moreira de Lima, Nova Iguaçu, RJ
Fonte: Gabriel Garcia, chefe de execução da Hype.cg, produtora de séries e filmes