GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que os ônibus vibram mais quando estão parados?

Acredite: é de propósito. Mas com a melhor das intenções.

O trem de força do ônibus (isto é, o conjunto formado por motor, transmissão, eixo cardim etc.) vibra naturalmente em várias frequências.

Para evitar que essas vibrações desagradáveis sejam transmitidas aos passageiros, ele é apoiado no chassi por meio de amortecedores de metal e borracha chamados coxins.

Um coxim que corta todas as frequências seria difícil de projetar. Assim, os engenheiros usam coxins que bloqueiam o tipo de vibração produzida quando o ônibus está em movimento – em detrimento da frequência que ele produz parado.

A ideia é que o veículo vai passar mais tempo andando do que preso no semáforo, e a vibração vai incomodar por menos tempo. No congestionamento das grandes cidades, porém, o tiro sai pela culatra, e você passa horas como se estivesse segurando uma britadeira.

Pergunta de @kraussx

Fonte: Camilo Adas, Conselheiro para Tecnologia e Inovação da SAE Brasil (agradecemos a assessora Maria do Socorro e a equipe da revista Quatro Rodas).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s