Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

Entenda de uma vez a geopolítica da terra da rainha.

Por Oráculo Atualizado em 6 Maio 2019, 12h59 - Publicado em 9 ago 2012, 19h42

Vamos às diferenças: Inglaterra é a nação cuja capital é Londres.

A Grã-Bretanha é o nome da ilha que reúne três nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales. É a maior ilha britânica.

Já o Reino Unido é o país formado pelas três nações da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte, que fica em outra ilha, da Irlanda.  “Politicamente, é como se fossem quatro reinos (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) sob o comando de um só (o Reino Unido)”, explica Luiz Augusto Faria, professor de Relações Internacionais da UFRGS. 

  • Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte são independentes, mas o grau de autonomia desses territórios perante o governo central britânico é diferente entre si. A Escócia, por exemplo, criou um parlamento próprio em 1999, enquanto os demais possuem assembleias locais.

    Em junho de 2016, as quatro nações votaram um referendo pela saída do Reino Unido da União Europeia, que ficou conhecida como Brexit. Embora a maioria tenha se posicionado a favor da medida, ela ainda não aconteceu por uma série de discussões políticas. A previsão é que só em 31 de outubro deste ano saia um veredito. 

    Deus salve a rainha e os professores de história e geografia porque não está sendo fácil para ninguém.

    Continua após a publicidade
    Publicidade