Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por Bruno Vaiano Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Quanto tempo de um vídeo do YouTube preciso assistir para contar uma visualização?

Eu estava assistindo a um vídeo no YouTube e percebi que o vídeo tinha 301 visualizações e 922 “gostei”. Então pensei: quanto do vídeo é necessário assistir para contar como uma visualização? Gerson Salvador, Indaial – SC Vanucci Generation. Sempre penso nisso quando um amigo ~videomaker~ pede para eu assistir algo que ele fez e […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 12 set 2012, 13h46

Eu estava assistindo a um vídeo no YouTube e percebi que o vídeo tinha 301 visualizações e 922 “gostei”. Então pensei: quanto do vídeo é necessário assistir para contar como uma visualização?
Gerson Salvador, Indaial – SC

Vanucci Generation.

Sempre penso nisso quando um amigo ~videomaker~ pede para eu assistir algo que ele fez e aumentar as visualizações. O problema é que o  YouTube não revela qual é o tempo necessário para que uma visualização seja computada.

O sigilo serve para evitar que robôs ou softwares maliciosos aumentem o número de forma enganosa. O suporte online do YouTube informa que quando o sistema “detectar que houve uma tentativa de aumentar o número de exibições de um vídeo artificialmente, a contagem de exibições daquele vídeo será paralisada”. Mas isso não impede que você assista e clique em “gostei” enquanto o suporte do portal investiga se houve tentativa de fraude. Esta é a razão da esquisitice de um vídeo ter mais “gostei” do que visualizações.

Continua após a publicidade

Não é mero acaso que o vídeo que você assistiu tenha parado exatamente em 301 visualizações. O controle automático do Youtube para detectar um volume artificial de audiência dispara quando um vídeo ultrapassa as 300 visualizações. Ou seja, quando o sistema suspeita que há um problema, a contagem para em 301.

Em um vídeo do portal Numberphile, hospedado no próprio YouTube, Tad Hamilton, gerente de produto do YouTube Analytics, esclarece que o número de visualizações é como se fosse dinheiro para o site e, por isso, deve ser fiscalizado com rigor para que não haja falsificação. “A partir das 300 visualizações, nós precisamos saber se esse ‘dinheiro’ é o que deveria ser, e isso toma tempo. É feita uma verificação estatística de visualizações dos vídeos”, explica.

Por que o número é exatamente 301 nem Hamilton sabe. “Em determinado ponto, uma decisão teve de ser tomada para desenhar uma linha entre o que era inofensivo (e que o sistema de banco de dados poderia dar conta) e o que seria potencialmente um problema sério. A proporção foi calculada, e o número a que se chegou foi perto de 300. Eu não sei se alguém realmente sabe a fórmula desse cálculo”, diz, no vídeo.

Enquanto a verificação é feita, o vídeo continua no ar e os usuários podem dar “like”, mas a contagem de visualizações é suspensa para o usuário. Se nada de errado for verificado, o YouTube libera o contador dentro de um período que pode chegar a 24 horas. As visualizações realizadas enquanto o vídeo esteve na quarentena aparecem automaticamente após o teste.

Ou seja, será que você assistiu ao vídeo do Kony INTEIRO!? olocomeu

 

Continua após a publicidade
Publicidade