Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Brasileiros viajam até o Peru com carro movido a óleo de dendê

Por Débora Spitzcovsky Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 8 ago 2012, 10h00

Decididos a reivindicar uma presença maior dos biocombustíveis na matriz energética do Brasil, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) caiu na estrada para viajar até o Peru em uma caminhonete movida a óleo de palmaconhecido popularmente como óleo de dendê.

A aventura, batizada de Travessia Interoceânica B100, deu certo: depois de 17 dias e cerca de 13 mil km percorridos, os viajantes retornaram à Bahia sem nenhum imprevisto com o veículo ecológico. Segundo os pesquisadores, durante o trajeto, a caminhonete “experimentou” diferentes cenários – como altitudes de quase 5 mil metros e temperaturas de até -8ºC –, provando que o biocombustível é eficiente nas mais diversas condições.

Depois do feito, os pesquisadores esperam incentivar a produção desse tipo de energia renovável no Brasil. E mais: popularizar os benefícios da utilização do biodiesel, misturado ao diesel, nos mais diferentes tipos de transporte. Para além dos acarajés e moquecas, já pensou em consumir óleo de dendê para pilotar um carro?

Leia também:
Governo lança Programa Nacional de Óleo de Palma
Biodiesel é menos poluente que gasolina e álcool?
“Alga ou gasolina, doutor?” 

Siga o Planeta Sustentável:

Continua após a publicidade
Publicidade