Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Em Londres, quem andar a pé ou de bicicleta terá descontos em lojas e cinemas

Por Débora Spitzcovsky Atualizado em 21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 19 out 2011, 10h55

Que tal ser recompensado, financeiramente, por deixar o carro em casa e se locomover pelas ruas da cidade a pé ou de bicicleta? Essa é a mais nova medida londrina para estimular a mobilidade sustentável – e, consequentemente, reduzir os níveis de poluição e congestionamento na capital inglesa.

A bonificação funcionará com a ajuda de um aplicativo para smartphone, criado pela empresa Recyclebank, com o apoio da prefeitura de Londres. Ao ser instalado no celular, o app é capaz de mensurar e pontuar os deslocamentos feitos a pé ou de bicicleta pelo usuário do aparelho, que poderá converter os pontos em prêmios e descontos, nas lojas e cinemas que participam da ação.

A iniciativa foi anunciada nesta semana pelo governo londrino e será testada, por um grupo de pessoas, até o final do ano, para finalmente ser lançada no segundo semestre de 2012 – não por acaso, quando começarão os Jogos Olímpicos de 2012, na cidade.

O Brasil também será sede das Olimpíadas, em 2016. Você acha que a medida adotada pela prefeitura de Londres poderia ser copiada pelo Rio de Janeiro para incentivar a mobilidade sustentável na capital fluminense e reduzir o trânsito caótico que esse tipo de evento esportivo mundial costuma causar nas cidades que o sediam?

Imagem: Missionlessdays/Creative Commons

Leia também:
Ciclismo gera R$ 7,9 bilhões para a economia britânica
Multas de trânsito podem financiar ciclovias
David Byrne: bicicleta é o futuro da mobilidade
Vá de bike
Estacionamento vira centro para bicicletas
A menor bicicleta elétrica do mundo
Ciclovias de Bogotá incentivam uso de bicicletas
Especial Vá de Bicicleta   

Siga o Planeta Sustentável:

Continua após a publicidade
Publicidade