Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Jovem americano cria empresa de ônibus após prefeitura abandonar projeto

Por Jéssica Miwa Atualizado em 21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 10 out 2013, 14h47

detroit-bus-company_03

*Jéssica Miwa é repórter estagiária do Planeta Sustentável

Sabe aquela sensação de que você não é capaz de mudar a realidade e fazer diferença? Andy Didorosi, natural da cidade de Detroit, em Michigan (EUA), prova exatamente o contrário.

Depois de seis anos de discussões, a prefeitura da cidade informou que não iria dar andamento ao projeto de transporte público que ligaria o centro da cidade ao subúrbio. “Eu esperei essa linha por muito tempo!”, desabafou Andy, então com 25 anos, para a revista eletrônica Dark Rye. “Seria uma ótima forma de conectar o centro com o resto da cidade, o que iria causar muita mudança boa (…), mas quando soube da notícia – ‘o projeto está morto’ –, fiquei furioso”.

Exatos seis meses depois, com apenas um ônibus “todo personalizado”, Andy fundou a Companhia de Ônibus de Detroit (DBC – The Detroit Bus Company, em inglês). Impressionante o que uma frustração como essa pode provocar de positivo, não?! Em vez de ficar reclamando, Andy agiu. Sua ideia inicial era fazer algo pequeno, mas muito útil para a comunidade. “Queria mostrar que Detroit merece mobilidade de qualidade”, explica o fundador de DBC.

Continua após a publicidade

Em um ano, a empresa cresceu muito. Hoje, além de rotas urbanas que ajudam na locomoção diária de trabalhadores, a companhia oferece serviços para eventos especiais e aluguel privado dos veículos. “Nós resolvemos vários problemas de trânsito, inclusive usando algumas tecnologias”, conta Andy empolgado.

Para melhor atender os passageiros, a empresa até implantou um sistema de rastreamento. Por meio de um aplicativo no celular, é possível saber onde o coletivo está e quanto tempo levará para chegar a determinado ponto. Além disso, toda frota da empresa é movida a biodiesel, o que resulta em menor impacto ambiental.

Confira, no vídeo abaixo, detalhes do projeto:
[vimeo 66851422 w=474 h=267]

Leia também:
Menino de dez anos cria empresa de reciclagem e doa lucro para crianças sem-teto
Que ônibus passa aqui? Ação melhora mobilidade com a colaboração de todos
Coreia do Sul testa ônibus elétrico sem fio

Foto: Reprodução

Continua após a publicidade

Publicidade