Clique e assine com até 75% de desconto
Se Conselho Fosse Bom Por Blog Coluna semanal de perguntas práticas, sentimentais e existenciais enviadas por leitores da SUPER. Por Karin Hueck

“Socorro, não tenho mais nenhum desejo pela minha mulher”

É possível reacender uma chama que se apagou?

Por Karin Hueck Atualizado em 6 mar 2018, 18h15 - Publicado em 6 mar 2018, 18h11

Cara Karin, amo minha esposa, estamos juntas há 9 anos. O problema é que não tenho vontade de transar nem com ela nem com ninguém. Eu simplesmente não penso em sexo! Estou em processo de alta do tratamento de depressão, que inclui terapia e medicamento “broxante” mas, em outras relações, também tive queda de libido com o passar do tempo. Tem jeito?
– Fogo apagado
– Cara fogo apagado
Várias questões estão se misturando no seu problema. Depressão e (ainda mais) antidepressivos realmente matam a libido – e esse é um ponto que você pode levantar com a sua psiquiatra porque há remédios que ajudam a regular isso. Por outro lado, você diz que é normal a sua libido desaparecer depois de um tempo. Talvez você seja uma pessoa que realmente não precisa fazer muito sexo – e não tem nada de errado nisso. A questão aqui é aceitar que você é assim, e tentar encontrar uma solução que também satisfaça a sua esposa. Talvez a solução seja um relacionamento aberto, ou um relacionamento que permita que ela transe com outras pessoas. É possível que você até se sinta mais atraída por ela depois de um arranjo menos convencional – o simples fato de você não ficar mais pressionada a fazer sexo pode despertar seu interesse de novo. (Sim, também é possível que ela se envolva com outra pessoa, mas esse é um risco que sempre existe, ainda mais nesse descompasso atual). Acho que chegou a hora de ter uma conversa franca, e dizer que você não está interessada em sexo no momento, mas que quer muito ficar com ela. Veja como ela reage. No mais, recomendo essa palestra – ótima para relacionamentos longos.

Publicidade