Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Se Conselho Fosse Bom Por Blog Coluna semanal de perguntas práticas, sentimentais e existenciais enviadas por leitores da SUPER. Por Karin Hueck

“Sou um ótimo funcionário, os chefes me amam. Mas nunca sou promovido”

Será que ser competente é tudo?

Por Karin Hueck 29 Maio 2018, 14h40

Socorro, parece que minha vida profissional está acorrentada numa pedra. Sou inteligente, criativo, já passei em concursos, sei trabalhar em equipe e não me interesso por coisas ilegais. Além disso, tenho vários cursos e em áreas diferentes – mas a minha vida profissional simplesmente não decola. Sempre que estou em uma empresa me elogiam muito, colegas e superiores inclusive, e assumo cada vez mais responsabilidades. Porém, o financeiro não vem junto. O que eu faço pra acabar com isso? Será que tenho que morrer e esperar outra encarnação?
– O problema sou eu?
– Caro problema
Se tudo isso que você falou for verdade, você realmente parece ser um funcionário excelente. Tecnicamente, pelo menos. Isso faz com que eu tenha dúvidas das suas habilidades interpessoais. Será que você é igualmente competente em criar contatos profissionais? Em ser uma companhia agradável para colegas e superiores? É possível que você tenha passado anos se preocupando em se qualificar, mas tenha se esquecido de que, para ter uma boa carreira, é essencial ser uma pessoa com a qual os outros gostem de conviver. Se esse não for o seu caso – se você costuma ser convidado para os happy hours, se seus chefes gostam de puxar papo de vez em quando – ainda há outra opção. Será que você está deixando claro para os seus superiores de que você quer crescer na empresa? Se não, é hora de pedir um aumento. Procure as melhores técnicas para isso e marque uma conversa assim que possível. O reconhecimento não virá na hora, mas já é meio caminho andado. 

Publicidade