GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Superblog

Brasileiro participa de programa da Discovery sobre super-humanos

Gabriel Barbar, de 19 anos, tem uma habilidade pouco comum: ele consegue montar um cubo mágico em 7,78 segundos. Por isso, foi convidado para participar da série “Projeto Super-Humanos” (“Superhuman Showdown”, em inglês), do canal Discovery. O programa vai contar com cinco episódios que mostram pessoas do mundo todo com habilidades incríveis. Para ter uma ideia, outra participante do programa é uma contorcionista que consegue apoiar todo o peso do corpo nos próprios dentes enquanto se torce para trás.

Parece difícil de acreditar? Pois é, é justamente por isso que a série também mostra 3 cientistas que vão tentar analisar as condições físicas dos “super-humanos” e desvendar o que eles têm de diferente. São eles: Greg White, professor, ex-atleta olímpico e especialista na ciência aplicada aos esportes; Rahul Jandial, neurocirurgião e Dr. Heather Berlin, neuropsiquiatra e especialista em neurologia comportamental.

A SUPER conversou com Gabriel, que contou sobre a experiência de estar na televisão como um “super-humano”:

SUPER: Como foi participar do programa?
Gabriel Barbar: Foi uma experiênca muito interessante. Pude conhecer várias pessoas com habilidades extraordinárias. E também pude viajar para Londres, que eu não conhecia, e trabalhar com um canal de televisão muito grande, o Discovery. Foi muito proveitoso para mim.

SUPER: Que tipo de teste os cientistas fizeram com você?
Gabriel Barbar: Eles tentaram fugir um pouco do cubo mágico. Foram duas etapas de filmagem, uma no Rio de Janeiro e a outra em Londres. No Rio, a ideia era me conhecer e foi mais focado na parte do cubo mágico. Em Londres, eles fizeram os testes no laboratório. Eles tentaram explorar minha memória, me deram desafios. Havia várias letras do alfabeto espalhadas e eu tinha que memorizar isso para formar palavras com os olhos vendados. Tentaram variar os testes para ver se as minhas habilidades usadas para montar o cubo serviam para outras áreas também.

SUPER: Quais habilidades suas se destacaram nos testes?
Gabriel Barbar: A parte principal dos testes foi com relação à memória, à capacidade de memorizar um padrão e reproduzir aquilo. Mas também envolveram a velocidade na hora de montar um cubo mágico, com testes de respostas rápidas. Então foram testados processos de memorização e execução.

SUPER: Você acha que é um super-humano?
Gabriel Barbar: Não me considero especial ou sobrenatural. Tenho uma habilidade adquirida. E isso é fruto de disciplina e esforço constante. Acho que todos que estão no programa não se consideram “super-humanos”. Para chegar nesses níveis de habilidade, é só uma questão de foco.

SUPER: Em quanto tempo você consegue montar um cubo mágico?
Gabriel Barbar: Meu recorde é 7,78 segundos, que é também o recorde sul-americano. O recorde nessa modalidade é meu desde 2010.

SUPER: Quanto tempo você precisou para chegar nessa marca?
Gabriel Barbar: Cerca de dois anos e meio. Eu também treinei outras habilidades, porque existem outras modalidades no cubo mágico.

PROJETO SUPER-HUMANOS
Estreia: 16 de novembro, às 22h40
Episódio em que aparece o Gabriel Barbar:  14 de dezembro

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s