GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Superblog

De volta a 1964 – Sua vida em tempos de ditadura: por dentro do jogo

Um momento de decisões difíceis. Foi com essa premissa que nós, da redação da SUPER, nos propusemos a olhar para os 50 anos do golpe militar brasileiro, comemorado neste 1º de abril de 2014,  e os 21 anos de ditadura que se seguiram a ele. Mas, decidir o enfoque era apenas parte da questão do que seria um especial sobre o período. Era preciso, acima de tudo, saber como apresentar esse momento histórico aos nossos leitores.

FACEdivulgaGolpe

Como faríamos para tratar de uma efeméride que o Brasil inteiro, ou pelo menos todos os meios de comunicação que se prezem, estariam falando? Em tempos da snowfallização da informação, não vou negar que chegamos a pensar em fazer um conteúdo do Golpe com efeito paralaxe. Mas, as nossas raízes falaram mais alto e achamos que esse seria o melhor momento de retomar a produção um modelo que fomos pioneiros no Brasil: o newsgame. Foi assim que nasceu o “De volta a 1964 – Sua vida em tempos de ditadura”.

De lá para cá, foi uma corrida contra o tempo. Tínhamos apenas dois meses para apurar, escrever, desenhar e programar o jogo. Mas, para nos ajudar nessa empreitada, reunimos um time de peso: o editor do site da SUPER, Otavio Cohen; a jornalista Xenya Bucchioni, que além de especialista em imprensa alternativa e pesquisadora do período da ditadura militar, viveu em casa, com seu pai – ex-militante que lutou contra o governo militar -, algumas das questões do período; o Daniel Lazaroni, que já fez parte da nossa equipe e é especialista em games; e o Octavio Fernandes, desenvolvedor web back e front-end.

No fim, a correria valeu a pena e o resultado é game jornalístico: De volta a 1964 – Sua vida em tempos de ditadura, o primeiro da SUPER desenvolvido em HTML5. No jogo, propomos a você, leitor, que volte a 31 de março de 1964 e, a partir de situações inspiradas em fatos reais, escolha qual caminho seguir durante os anos de governo militar. Não há respostas certas, mas cada decisão tomada molda o seu destino durante a ditadura.

E, como a ideia é aprender com o jogo, além de brincar, você também se informa com uma linha do tempo completa, sobre todos os anos da ditadura militar no Brasil.

Ficou curioso para saber qual seria o seu destino em tempos de ditadura? Não perca mais tempo. Jogue agora!

Mariana Nadai

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Leila Andrade

    Bom dia, o jogo não está mais disponível?

    Curtir