Clique e assine a partir de 5,90/mês

Vídeo mostra, pela primeira vez, o outro lado da lua

Por Otavio Cohen - Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 2 fev 2012, 18h18

Desde crianças, aprendemos nos livros de ciência e na internet que só dá para ver um lado da lua. O outro, como nos ensinou o Pink Floyd, é sempre escuro, certo? Errado. “Lado escuro” é apenas uma descrição poética da parte da lua que não conseguimos ver da Terra. Não até agora. A NASA acaba de divulgar um vídeo com imagens bem claras da parte menos conhecida do satélite. Olha só:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=h6jAvwRHcQQ?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Tecnicamente, não é a primeira vez que vemos imagens do lado oculto da lua. A Apollo 16, que visitou a lua nos anos 70, voltou de lá com várias fotografias da parte mais distante da superfície lunar. Mas o lado de lá nunca tinha aparecido em um vídeo antes.

As imagens foram capturadas por uma das duas naves gêmeas do projeto GRAIL (Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade). O vídeo de 30 segundos, que mostra as crateras e o pólo norte da lua, será estudado por crianças e adolescentes que fazem parte de um programa de estudos astronômicos da NASA.

O que você achou das imagens?

Leia também:
Infográfico: Teoria conspiratória – O homem nunca pisou na Lua?

As histórias do homem que pisou na lua
Por que o homem nunca mais voltou à Lua
E se o homem nunca tivesse pisado na lua?

 

Continua após a publicidade
Publicidade