GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cientistas encontram estrela mais antiga conhecida no Universo

Cientistas australianos descobriram, no último domingo, a estrela mais velha conhecida no universo. Ela foi formada logo após a explosão do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos. De acordo com Stefan Keller e Mike Bessell, que lideraram a equipe de pesquisadores, a estrela SMSS J031300.36-670839.3 foi descoberta em uma observação no Chile, com a […]

space

De acordo com Stefan Keller e Mike Bessell, que lideraram a equipe de pesquisadores, a estrela SMSS J031300.36-670839.3 foi descoberta em uma observação no Chile, com a ajuda do SkyMapper, um telescópio da Universidade Nacional da Austrália.

Skymapper telescope
Foto: Reprodução / Universidade Nacional da Austrália

A descoberta permitiu aos cientistas a oportunidade de estudar pela primeira vez a fórmula química das primeiras estrelas existentes, clareando a ideia de como era o universo antigamente. Segundo Keller, para saber a idade de uma estrela mede-se o nível de ferro contido no espectro de luz dela. ‘’Quanto mais baixo o conteúdo, mais velha é a estrela”, explica o cientista. Nela, a quantidade de ferro é 60 vezes menor do que a de qualquer outra estrela.

“É a primeira vez que podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que encontramos a impressão digital de uma estrela na primeira tentativa”, diz Keller, pesquisador-chefe da UNA. A SMSS J031300.36-670839.3 fica em nossa galáxia mesmo, a Via Láctea, a 6 mil anos-luz da terra.