Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

12 filmes perturbadores de terror psicológico (parte 2)

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 12 ago 2016, 19h24

Bianca_Rego

Depois da publicação da lista de 12 filmes perturbadores de terror psicológico, percebemos que muitos filmes essenciais ficaram de fora. Esta segunda lista vem para complementar a original, apresentando desde clássicos do cinema até algumas produções nem tão conhecidas assim.

Esses thrillers definitivamente vão te deixar perturbado, além de te fazer refletir por algumas horas.

A Bruxa

abruxa

TÍTULO ORIGINAL: The Witch
ANO: 2015
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 91%

O filme foi um sucesso de público e crítica. A história acompanha uma família americana durante o século 17 que passa por uma série de dificuldades. A colheita falha, os animais começam a se comportar de forma estranha e o filho mais novo do casal desaparece misteriosamente. Muito supersticiosos, o marido e a mulher suspeitam que esses infortúnios estão sendo causados pela filha mais velha, que estaria praticando feitiçaria.

Existe uma alegoria no filme em relação ao ocultismo e várias simbologias difíceis de serem captadas por quem busca apenas entretenimento. A Bruxa é um filme muito cru e, apesar do tema sobrenatural, em nenhum momento parece que o que se passa na tela seja algo absurdo.

O Iluminado

theshining

TÍTULO ORIGINAL: The Shining
ANO: 1980
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 88%

Jack Torrance é um escritor fracassado que arranja um emprego para cuidar de um hotel remoto na época em que ele fica fechado, durante o inverno. Ele então leva a família para o local e, conforme as tempestades de neve chegam, o clã fica completamente isolado.

O clássico filme de Kubrick trata o hotel como uma criatura causadora de demência e opressão. Conforme Jack enlouquece, fica a dúvida se ele está perdendo mesmo a sanidade ou apenas sendo engolido pelo resort.

Não é por acaso que O Iluminado é um dos filmes obrigatórios para qualquer cinéfilo que se preze – o filme tem uma combinação perfeita de técnica e enredo que envolve o espectador e o deixa preso dentro da narrativa angustiante.

Os Suspeitos

prisoners

TÍTULO ORIGINAL: Prisoners
ANO: 2013
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 81%

Em Boston, nos EUA, duas famílias estão tendo uma agradável reunião quando as duas filhas de um dos casais desaparecem. A maior suspeita é que elas tenham sido levadas por uma van que estacionava perto da casa onde estavam os pais. Não demora muito para a polícia prender o dono da van, mas, sem qualquer prova contra o suspeito, ele é liberado. O pai das meninas acaba decidindo fazer justiça com as próprias mãos e sai ele mesmo em busca das filhas.

Um filme não-óbvio, Os Suspeitos te deixa tenso do começo ao fim em busca por respostas. A verdadeira faceta do ser humano desesperado é exposta neste longa-metragem cheio de reviravoltas.

Além das Montanhas

alemdasmontanhas

TÍTULO ORIGINAL: După dealuri
ANO: 2012
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 90%

O filme romeno começa com a chegada da órfã Alina no monastério onde vive sua melhor amiga de infância, a também órfã Voichita. Nesse ambiente extremamente conservador e ortodoxo, Alina tem dificuldades em aceitar a nova posição religiosa da amiga e sugere que ambas fujam juntas para a Alemanha.

Por causa da sua personalidade contestadora, Alina começa a ter atritos frequentes com o padre, que supõe que a moça está possuída ou louca. Um filme tão genial quanto angustiante, Além das Montanhas é trágico e cheio de críticas à sociedade.

Irreversível

irreversivel

TÍTULO ORIGINAL: Irréversible
ANO: 2002
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 57%

Com a narrativa invertida, o filme começa pelo fim e conta a história de vingança de Marcus e Pierre, que buscam o homem que estuprou a namorada do primeiro.

Irreversível contém cenas extremamente violentas e uma fotografia que te deixa constantemente nauseado, cheia de movimentos e informações. Uma das piores cenas de estupro do cinema acontece aqui, em um plano estável e agonizantemente longo – a namorada de Marcus é estuprada em um túnel durante 11 minutos ininterruptos.

Realmente indigesto, Irreversível mostra o que há de mais horrível no ser humano.

Os Olhos de Júlia

olhosdejulia

TÍTULO ORIGINAL: Los Ojos de Julia
ANO: 2010
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 91%

Continua após a publicidade

A irmã de Júlia tinha uma doença degenerativa que a deixou completamente cega. De maneira misteriosa, essa irmã se suicida, mas Júlia acredita que ela foi assassinada e decide ir em busca do suspeito. O problema é que Júlia tem a mesma doença e, apesar de enxergar bem, ela começa a sentir os sintomas que gradativamente a deixarão cega.

Dos mesmos produtores de O Orfanato (também um ótimo thriller), Os Olhos de Júlia é um filme espanhol muito bem orquestrado pelo seu diretor. Por meio da fotografia do filme, com seus ângulos tortos e perspectivas confusas, o espectador fica tão perdido quanto a protagonista.

Contraponto

tideland

TÍTULO ORIGINAL: Tideland
ANO: 2006
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 29%

Jeliza-Rose acaba de perder a mãe e é obrigada a se mudar para uma fazenda isolada com o pai drogado. Nesse ambiente hostil, sem companhia ou nada importante para fazer, a garotinha passa os dias imaginando mundos e amigos mágicos.

Contraponto esconde seu terror por trás de uma estética fofinha e apresenta questões pesadas como abuso infantil. Ele perturba não só pela relação intrincada da menina com o pai, mas também pela sua relação com os amigos.

Psicose

psycho

TÍTULO ORIGINAL: Psycho
ANO: 1960
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 96%

Marion Crane rouba a imobiliária onde trabalha e foge com o dinheiro. Quando uma tempestade atrapalha seus planos, a moça acaba se hospedando em um hotel de beira de estrada decadente. A moça desaparece, fazendo com que sua família e um detetive vão investigar o que aconteceu.

Todo mundo conhece a cena clássica da moça que é morta tomando banho por um assassino misterioso. Mas Psicose é muito mais do que a cena renomada – se engana quem pensa que toda a experiência de ver o filme foi comprometida pelo “spoiler”. Pelo contrário, Psicose é um dos melhores filmes de Hitchcock, se não o melhor.

O Bebê de Rosemary

rosemarybaby

TÍTULO ORIGINAL: Rosemary’s Baby
ANO: 1968
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 99%

Rosemary e Guy acabam de se mudar para Nova York e descobrem que os vizinhos de seu apartamento são um casal de idosos muito simpáticos. Porém, toda essa simpatia começa a ultrapassar limites e os vizinhos passam a invadir a privacidade do jovem casal.

Tudo se agrava quando Rosemary engravida e percebe a anormalidade da situação, ficando paranoica e perturbada sem saber o que está acontecendo e em quem confiar.

A obra-prima de Polanski é a verdadeira prova de que a sugestão do medo é mais eficaz do que o susto em si.

Anticristo

anticristo

TÍTULO ORIGINAL: Antichrist
ANO: 2009
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 50%

Após a morte acidental do seu único filho, a mãe do garoto passa por um luto muito profundo e é tratada por seu marido. O casal se muda para um local isolado, chamado Éden, onde a mulher vai tratar seu segundo maior medo, a natureza. Lá, a mulher percebe comportamentos esquisitos dos animais e pequenos fenômenos inexplicáveis acontecendo ao seu redor, ao ponto de também seu marido começar se sentir desconfortável no lugar.

Como quase todo filme de Lars Von Trier, Anticristo é perturbador em um nível no qual só o dinamarquês consegue chegar. A mistura de tabus, metáforas e natureza humana faz com que o filme seja desconfortável o tempo todo.

Amnésia

memento

TÍTULO ORIGINAL: Memento
ANO: 2000
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 92%

O filme não-linear acompanha a busca de Leonard Shelby pelo assassino de sua esposa. Shelby sofre de uma amnésia anterógrada que o impede de se lembrar de eventos recentes, o que o leva a alternativas não usuais para conseguir recordar-se de como anda sua investigação.

De forma muito bem arquitetada, Christopher Nolan sustenta a tensão e a desorientação do filme por meio de seu roteiro complexo. Amnésia é um quebra-cabeça que vai te surpreendendo a cada cena.

Elefante

elephant

TÍTULO ORIGINAL: Elephant
ANO: 2003
AVALIAÇÃO NO ROTTEN TOMATOES: 72%

Os estudantes da escola secundária de Portland estavam tendo um dia aparentemente comum. Acompanhamos uma garota insegura na aula de ginástica, amizades, paixões adolescentes e… Dois jovens planejando um suposto tiroteio.

Inspirado no traumático Massacre de Columbine, que marcou os EUA em 1999, o filme sozinho já seria bastante assustador. A noção de que é uma história baseada em acontecimentos reais só piora as coisas. Difícil não ficar remoendo o filme por alguns dias depois de vê-lo.

Continua após a publicidade
Publicidade