Clique e assine com até 75% de desconto
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

8 motivos para fazer parte da Turma do Fundão em 2016

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 21 jun 2016, 19h30

TDF
tdf-2015

E aí, já se inscreveu para a geração 2016 da Turma do Fundão? Se não se inscreveu, está perdendo tempo! O grupo de leitores-consultores da ME atua como os olhos da redação nas ruas, exercendo várias atividades essenciais para a equipe de redação. Se você tem entre 14 e 20 anos e é brasileiro e leitor da ME, não perca tempo: inscreva-se e venha ser nosso colaborador.

Confira abaixo 8 motivos reunidos pela geração atual da Turma do Fundão, que se despede em agosto, para fazer parte desse seleto grupo.

ME

ME

Ganhe livros

Uma das partes mais legais de ser um TDF é ganhar livros. Todo mês somos agraciados com cortesias de diversas editoras, sendo muitos deles lançamentos que ainda nem foram parar nas estantes das livrarias. Ou seja, você pode, muitas vezes, ler antes de todo mundo!

Como sempre gostei de ler, fiquei ansiosa para receber meus primeiros livros pelo correio. E o que vem no pacote pode muitas vezes te surpreender: talvez uma HQ, um romance ou até um terror psicológico. Mesmo que chegue um livro de um gênero não muito familiar para você, continua sendo uma experiência legal visitar literaturas alternativas. Além disso, você pode resenhar o que quer que tenha chegado para você, o que torna sua leitura muito mais crítica e desenvolve sua habilidade de análise e argumentação.

ME

ME

Visite a redação

Ser um TdF te dá a chance de visitar a redação, que fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo, e ter mais certeza de que não são só as matérias da ME que são super-estranhas – as pessoas que as escrevem também são! Se você for da capital paulista, provavelmente vai ter sua primeira visita na entrevista presencial e, depois, se você se tornar um TdF oficial, você pode aparecer lá de vez em quando para acompanhar o trabalho do pessoal que faz essa revista linda, fazer uma aparição no Snapchat da ME e participar de vídeos para a página da revista, como o ME Responde.

A redação acaba sendo um dos pontos de encontro da TdF quando o pessoal de outro estado decide fazer uma visitinha para conhecer todo mundo. Assim todo mundo se encontra, vê o processo de criação bem de pertinho e ainda faz uma bagunça de leve com eles no meio do trabalho, só para descontrair um pouco. É o ambiente de trabalho perfeito para quem é supercriativo e gosta de trocar ideia com quem produz um conteúdo sensacional para o Brasil inteiro.

ME

ME

Vá a cabines e eventos

Ir a cabines e eventos é uma das partes mais divertidas. É sentir na pele como é ser assessor de imprensa e não só se divertir vendo os filmes, mas também trabalhar com o conteúdo que foi passado. Eu recomendo aos próximos TdFs se aproximarem das pessoas nas cabines e eventos e fazerem o máximo de contatos que puderem! Networking desde jovem nunca é demais 😉

ME

ME

Sugira matérias

Imagine a sensação de ter seu rosto estampado em centenas de milhares de cópias de uma revista. Agora imagine isso mensalmente durante o período de um ano. Pois é, se você algum dia já sonhou em ter seus 15 minutos de fama, mas nunca conseguiu por falta de oportunidade, virar TdF é a oportunidade que você procura.

Todo mês, os editores convocam a TdF para sugerir matérias. As sugestões que são aprovadas aparecem na revista com o selo “TdF Sugeriu” e um selo com seu belo rostinho. O selo também aparece quando você participa de outras seções, como Eu Quero, X-Tudo Tech e X-Tudo Games.

Para agarrar essa oportunidade, tudo que você precisa fazer é se candidatar para a próxima geração de TdFs. Dessa forma, todos os meses você colocará todos os seus neurônios para trabalhar junto com sua imaginação. Caso eles produzam alguma matéria legal, lá estará você presente em alguma futura edição com os devidos créditos à sua genialidade ou esquisitice.

Continua após a publicidade
ME

ME

Melhore a formação de Jornalismo

Ter este contato com a redação e com jornalistas tão apaixonados pelo que fazem foi o que me fez ter certeza de que escolhi a carreira certa para seguir. Quando entrei para a TdF, ainda estava no segundo semestre da faculdade de Jornalismo.

Depois de um ano acompanhando de perto a Mundo Estranho, meus sonhos tomaram rumos muito mais reais. Agora, quando me perguntam qual área do Jornalismo quero seguir, não me restam dúvidas: eu espero um dia fazer parte de uma revista tão legal e tão divertida quanto a ME!

ME

ME

Estimule sua criatividade

Sugerir pautas e produzir reviews significa, sobretudo, exercitar sua inventividade e imaginação, assim como suas habilidades de escrita. Participar da TdF consiste principalmente em sugerir pautas e escrever resenhas/listas para o blog, sobre os mais diversos tópicos, como filmes, livros, álbuns, playlists e séries.

Se você foi selecionado para ser TdF, essas habilidades serão aprimoradas pelas influências que você irá receber ao conhecer os bastidores da revista mais cool do país. Receber livros (e alguns outros agrados) periodicamente e fazer imprensa em eventos são outros dos pontos complementares.

Com essa experiência, você estimula sua inventividade e imaginação para apontar temas e questionamentos ainda não/ou pouco explorados pela revista. É muito divertido quando sua indicação de matéria é escolhida em detrimento dos outros coleguinhas. Existem centenas de matérias já sugeridas e escritas na revista, mas os editores sabem aproveitar a criatividade de nós, meros visionários.

ME

ME

Escreva para o blog

Além de poder participar de estreias de filmes, receber livros e ir à feiras e convenções, uma parte igualmente interessante é poder escrever sobre todas essas experiências aqui no blog da TdF.

Escrever para o blog te aproxima muito dos leitores da revista e é uma excelente forma de trocar ideias e experiências com esse público. Se você fizer uma lista sobre filmes de uma certa temática que te é muito interessante, pode ter certeza que os leitores vão retribuir as dicas.

Essa é uma ótima maneira de aprimorar sua escrita e de divulgar aquele filme underground que você sempre achou que merecia mais atenção.

ME

ME

Faça amizades

Com toda a certeza, um dos melhores pontos em fazer parte da Turma do Fundão é fazer amigos incríveis. Nós conhecemos pessoas tão legais e que têm tanto em comum com a gente que as amizades e laços se fortalecem muito durante o ano de Turma do Fundão e ainda depois.

Sabe aquela série que só você assistiu e não acha ninguém para comentar? Aqui você vai encontrar pelo menos uma pessoa que conhece o seriado e vai adorar discutir sobre ele com você. Não importa do que você goste, aqui você vai encontrar alguém que goste das mesmas coisas e vai adorar isso. Também não faz muita diferença se você mora em São Paulo, Amazonas ou Goiás, a distância é insignificante quando nos aproximamos. Fora que os eventos que acontecem em São Paulo, na maioria das vezes, juntam todo mundo.

No meu um ano de TdF, fiz amizades que pretendo levar por toda vida e encontrei pessoas com quem vivi experiências incríveis. Conheci pessoas de Minas Gerais e Santa Catarina que se tornaram tão próximas quanto os paulistanos. Tornar-me amiga dessas pessoas foi uma das melhores coisas que a Turma do Fundão me proporcionou.

Continua após a publicidade
Publicidade