Clique e assine a partir de 8,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – De Olho em Springfield

Por turma-do-fundao - Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 23 jul 2013, 19h21

jeffferson_barbato

deolhoemspringfield

Imagem: Divulgação (Panda Books)

Aos nerds de plantão que curtem a série da família amarela mais engraçada da televisão, eis aqui a minha sugestão: De Olho em Springfield (Panda Books, 191 páginas, R$ 29,90). O livro, escrito por Johan L. Lagger e não autorizado por Matt Groening e Fox, é um almanaque que traz tudo o que você sempre quis saber sobre Os Simpsons.

O livro é de 2006 e, por isso, traz dados um pouco desatualizados, mas nada que atrapalhe muito. Apesar de a série estar na 23ª temporada aqui no Brasil (24ª nos EUA) e o livro só abordar até a 17ª, ele é bom por trazer as principais informações dos melhores anos da série (segundo o autor), que foram as suas 9 primeiras temporadas, antes de o seriado cair de qualidade e perder um pouco da graça.

Relembramos a série desde seus primórdios, quando Matt Groening teve a ideia de transformar suas populares tiras em quadrinhos Life in Hell em animação e, com isso, acabou criando o que seria uma das séries mais populares e longevas de todos os tempos. O livro conta também o passo-a-passo da produção de um episódio, que leva, entre o início do roteiro e a finalização, de cinco a sete meses para ficar pronto. Ficamos sabendo de fatos curiosos como, por exemplo, o fato de a animação final ser feita na Coreia do Sul, entre várias outras informações.

O livro traz as características de cada personagem, os episódios polêmicos, os países que já foram sacaneados em episódios (o Brasil foi um deles!), um capítulo com um ranking das 50 melhores cenas do sofá e três listas – incluindo uma da MUNDO ESTRANHO – com os 10 melhores episódios.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3phqrb8hQLY?feature=oembed&w=500&h=281%5D

“Você sabe tudo sobre a série?” é o capítulo que traz mais curiosidades sobre a animação, como as profissões de Homer fora da usina e o porquê de os Simpsons serem amarelos, ou ainda as dez maiores “escorregadas” de Smithers, que deixaram em dúvida sua sexualidade. Ainda temos um capitulo que fala apenas das referências aos clássicos, exemplificando e explicando as principais delas. Para terminar, o livro conta com um guia de episódios com nome, descrição e curiosidades sobre cada capítulo até o final da 17ª temporada.

O livro é ótimo para quem acompanha ou não a série. Ele te faz rir só de imaginar as cenas, além de te deixar curioso e com vontade de assistir aos episódios comentados só para saber qual é seu final. Outro ponto positivo é que a obra é curta e fácil, o que a torna mais interessante para os preguiçosos ou muito ocupados.

Continua após a publicidade
Publicidade