Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Resenha – Difamação

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 23 nov 2015, 17h07

Kaue_Locatelli

Divulgação

Divulgação

Difamação (Ed. Objetiva, R$ 34,90, 240 pgs.) é a primeira obra da autora Renée Knight, mas pode muito bem ser comparado a livros de suspense de outros autores experientes, como Garota Exemplar. Apesar de ser mais um entre tantos outros thrillers, Difamação consegue se destacar – mas só se você chegar ao final.

Catherine Ravenscroft é uma mulher normal com uma vida boa. Depois de seu filho, Nicholas, sair de casa, ela e o marido, Robert, decidem se mudar para uma menor. No meio da confusão da mudança, Catherine acha um livro que não se lembra de ter comprado, O Completo Estranho. Conforme ela vai lendo, percebe que o que está escrito ali não é mera ficção, e sim a recontagem de um segredo que ela guarda há 20 anos.

Chocada por achar que ninguém mais sabia desse segredo, Catherine começa a agir de forma estranha e tenta de qualquer jeito encontrar quem escreveu esse livro, o que acaba preocupando sua família.

Continua após a publicidade

Também acompanhamos o professor aposentado Stephen Brigstocke, um homem bem velho que perdeu a sua esposa Nancy e seu filho Jonathan há muitos anos e continua deprimido, passando seus dias só. No começo, ele parece não ter nada a ver com a história, mas logo descobrimos qual sua participação nela.

A narração se divide entre Catherine, em terceira pessoa, e Stephen, em primeira. A grande maioria dos capítulos é curta e isso é bom para não enjoar a leitura. Também ajuda que a escrita seja simples. Depois da metade do livro, alguns capítulos passam a focar em Robert e Nicholas, também em terceira pessoa.

A premissa do livro é muito interessante e os personagens são tridimensionais, com várias camadas a explorar. O amadurecimento deles diante de seus erros é ótimo. A narrativa é bem lenta no começo, mas tudo vai ficando mais e mais interessante conforme a história avança.

Você provavelmente vai ficar incomodado e talvez até decepcionado quando o segredo for revelado, na metade do livro. Os narradores criam muito hype em nós por causa do segredo e, quando você descobre, ele não é tão grande assim. No entanto, não acaba ali, e a história segue ficando mais tensa para Catherine até ocorrer outra reviravolta no final que amarra as pontas e te convence.

Se você for um fã de mistério e suspense, pode comprar Difamação agora mesmo que não se arrependerá. E se você não for, basta dar uma chance e passar pelo começo lento do livro. Você se surpreenderá com o quanto ficará fisgado pela trama.

nota4

Continua após a publicidade
Publicidade