Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Resenha: Mulheres – Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 28 mar 2016, 15h53

Marina_Nogueira

Divulgação

Divulgação

Com um ar bem leve e colorido, Mulheres – Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade (Ed. Sextante. 160 págs., R$ 39,90) é a coletânea das ilustrações de Carol Rossetti em seu projeto Mulheres. A iniciativa, que começou na internet, ganhou força nas redes sociais, alcançou outros países e acabou se tornando um livro impresso, retratando mulheres e os conflitos com os quais elas lidam por conta de seus corpos, orientação sexual, escolhas, estilos de vida e muitos outros fatores.

O livro divide as ilustrações em seis temas: corpo, moda, identidade, escolhas, amores e valentes, sendo que cada um deles apresenta, de forma curta e prática, os problemas enfrentados por muitas mulheres dentro daquele assunto.

As personagens que dão vida aos assuntos do corpo e da moda abordam alguns tabus da aparência física da mulher, como depilação, marcas na pele, as formas do corpo, as deficiências físicas e muitos outros aspectos. Além dos detalhes da aparência, é abordada também a forma como as roupas, o cabelo, a maquiagem, as tatuagens e até as unhas interferem na visão que a sociedade tem das mulheres.

Continua após a publicidade

mulheres_carolrossetti02

A identidade feminina é vivida por personagens de diferente orientação sexual, etnia, escolha religiosa, identidade de gênero e idade, todas elas com sua identidade questionada por várias pessoas, inclusive sua família. Várias escolhas são abordadas, como a da profissão, a de querer ou não ter filhos, a de ter família e a de se divorciar.

As vidas amorosas também são colocadas em pauta, evidenciando que a liberdade feminina deve estar presente na vida afetiva sem que haja intervenção alheia nas medidas tomadas pelas mulheres. Por fim, a valentia de muitas mulheres é citada. Valentia essa que se encontra nas mulheres que enfrentam sua vida depois de abusos sexuais, nas mulheres que sobrevivem aos traumas que carregam, nas que sobreviveram a doenças e em muitas outras situações.

mulheres_carolrossetti01

Mulheres é, em um contexto geral, uma forma de apoio às mulheres. Todas as mulheres. O livro busca compreender e aceitar as mais diversas características e escolhas femininas, respeitando cada mulher como um ser único e independente. As ilustrações, colocadas junto com os pequenos textos, passam as mensagens da autora de forma simples e objetiva, fazendo com que o conteúdo dessa mensagem seja compreendido.

nota5

Continua após a publicidade

Publicidade