Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Semana de Halloween – Cinco filmes para entrar em contato com o sobrenatural

Por turma-do-fundao Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 31 out 2012, 10h19

5) O Sexto Sentido

Mais voltado para o suspense, o filme conta a trajetória de um garotinho que possui a estranha habilidade de ver espíritos, e que ganha a ajuda de um terapeuta para lidar com essa questão que o atormenta. Ao longo do filme, espíritos circulam pelos espaços expondo seus tormentos e as feridas que muitas vezes levaram a suas mortes. Com um final totalmente inesperado, o filme é uma ótima pedida para o seu esquenta de Halloween.

O que marcou: O diálogo entre Cole e o Dr. Crowe: “Eu vejo gente morta”, “Com que frequência?”, “O tempo todo”.
Bom saber: O filme é tão bom que foi a segunda maior bilheteria de 1999.

4) Terror em Amityville

Para este, há duas opções: o original filmado em 1979, com uma pegada mais clássica, ou a refilmagem de 2005, que é mais assustadora graças a um senso estético melhor e, é claro, aos efeitos especiais. A história é sobre uma família que compra uma casa, mesmo sabendo que lá rolaram uns assassinatos bem bizarros. O problema é que a história tende a se repetir!

O que marcou: O filme é inspirado em uma história real. A cena do padre, por exemplo, foi baseada no relato do mesmo.
Bom saber: A casa do filme original não é um cenário! Rolou até um leilão gigante, porque muita gente queria chamar o lugar de “lar doce lar”.

3) O Exorcismo de Emily Rose

Continua após a publicidade

Esta história flui a partir do julgamento do padre que executou um exorcismo em uma garota e está sendo acusado de ser o responsável pela sua morte. Flashbacks mostram a moça desde os tempos de criança até a chegada à faculdade, quando começa a viver experiências sobrenaturais. Pensando que tudo era fruto de sua mente, ela é medicada, e esses medicamentos inibem a sua defesa contra as forças que estão tentando dominar seu corpo. Aí, a trama começa a ficar séria!

O que marcou: A sequência do exorcismo final é brilhante! Preste atenção à resposta que a garota dá quando o padre pergunta: “Quem está aí? Identifique-se!” A resposta é de deixar com a boca aberta.
Bom saber: O filme foi baseado em fatos reais (ouça no YouTube o áudio do suposto exorcismo).

2) O Ritual

Um jovem toma a decisão de ser tornar padre, porém sua fé está pra lá de abalada, e nada melhor que um curso de exorcismo para lque seja restaurada. Então, ele vai para Roma. Lá, conhece Padre Lucas (Anthony Hopkins) um veterano no assunto, e mergulha nesse universo sombrio. A parada fica bem explícita!

O que marcou: A atuação de Anthony Hopkins valoriza muito o filme e o clímax é extremamente mítico, não só pelas cenas, mas também pelas circunstâncias em que tudo ocorre.
Bom saber: Os dois padres da trama realmente existem.

1) O Exorcista

O filme é sobre uma mãe que, ao ver sua amada filha agindo de forma estranha, parte em busca de uma cura, visitando todo tipo de médicos e a expondo a tratamentos e exames extremamente dolorosos, sempre em vão. Sem ter mais a quem recorrer, ela encontra um padre inexperiente e um padre exorcista, que se comprometem a ajudar a garota. As sequencias desse exorcismo são intensas e extremamente impressionantes para a época em que o filme foi feito. É nessas cenas que está presente o rosto que você vê em vídeos de susto por aí.

O que marcou: As cenas desconcertantes, como a garota descendo a escada, girando sua cabeça em 180° e se masturbando com um crucifixo.
Bom saber: O filme e suas sequências são cercados de eventos inexplicáveis. Mortes ocorreram durante as gravações, e a esposa de um assistente de câmera perdeu o bebê. O ator Jack MacGowran morreu uma semana após terminar de gravar.

Continua após a publicidade
Publicidade