Projeto secreto do Google usa drones para transmitir internet 5G
A revelação é do jornal inglês The Guardian, que obteve detalhes sobre a operação – batizada internamente de Project Skybender. De acordo com o jornal, o Google está testando uma frota de drones na Spaceport America, uma base aérea que fica no Novo México e foi construída para servir aos voos espaciais da empresa Virgin […]
A revelação é do jornal inglês The Guardian, que obteve detalhes sobre a operação – batizada internamente de Project Skybender. De acordo com o jornal, o Google está testando uma frota de drones na Spaceport America, uma base aérea que fica no Novo México e foi construída para servir aos voos espaciais da empresa Virgin Galactic (que registrou um acidente fatal durante testes em 2015, e por isso não deve iniciar sua operação comercial tão cedo).
Os aviões são fabricados pelo próprio Google, que possui uma divisão de drones chamada Google Titan (formada pela aquisição da empresa Titan Aerospace, em 2014). Os drones têm asas longas, cobertas por painéis fotovoltaicos – como são alimentados por energia solar, em tese eles podem ficar no ar indefinidamente -, e são equipados com transmissores de internet 5G, que é quarenta vezes mais rápida do que a 4G. A ideia, no futuro, é criar frotas de drones repetidores de sinal, que serviriam para levar internet de altíssima velocidade a regiões que não têm infraestrutura de telecomunicações.