A evolução das espécies não foi um feito isolado que aconteceu no passado e por lá ficou, ela foi e continua sendo um processo que deixa marcas. E para perceber esses indícios não precisa ser cientista ou paleontólogo, basta olhar ao redor com um pouco mais de atenção.
Foi dessa observação atenta que nasceu o trabalho do fotógrafo nova iorquino Robert Clark. Ele passou mais de uma década fotografando plantas, insetos, fósseis e mamíferos para um artigo sobre evolucionismo. Ao longo dessa apuração, Clark capturou mais de 200 imagens que valorizam a beleza da natureza e a complexidade da vida na terra. Essas fotos foram reunidas no livro Evolution: a Visual Record, escrito pelo Joseph Wallace.
1/10 Insetos como o bicho-folha são típicos resultados da seleção natural. Eles imitam a cor e estrutura das plantas para se esconderem de predadores. (Cortesia | Robert Clark)
2/10 Apesar dos cientistas acharem que existem mais semelhanças entre répteis e dinossauros, é difícil olhar para essa foto de um Casuar-do-sul e não lembrar de seres jurássicos. A comparação não é à toa, a ave, nativa da Austrália e da Indonésia, é uma das maiores do mundo, podendo medir 190 cm e chegar a pesar 85 kg. (Cortesia | Robert Clark)
3/10 Os primeiros líquens apareceram há, no mínimo, 4 milhões de anos. Eles são compostos de fungos e algas ou cianobactérias, por isso ainda existe um impasse sobre como classificá-los. (Cortesia | Robert Clark)
4/10 A ossada de uma baleia pré-histórica com resquícios de pernas (Cortesia | Robert Clark)
5/10 Os cientistas acreditam que as medusas podem ter sido os primeiros animais a desenvolverem órgãos e a conseguirem nadar com fluidez ao invés de flutuarem na água. (Cortesia | Robert Clark)
6/10 Esta pata de cinco dedos pertence ao Crocodilo de água salgada. Ele é um dos maiores répteis presentes na natureza. E sim, no caso desses crocodilos, tamanho é documento – são muito perigosos, suas presas podem ser desde pequenos anfíbios até animais de grande porte como búfalos e macacos. (Cortesia | Robert Clark)
7/10O salmão é um peixe que perdura ao longo dos anos na natureza pelo número de ovos que cada fêmea é capaz de colocar – 35 mil ao mesmo tempo. Na foto, é possível observar alevinos da espécie.(Cortesia | Robert Clark)
8/10 Foi a partir da orquídea Angraecum sesquipedale que Charles Darwin criou a hipótese de que a flor teria que ser polinizada por um inseto com um “focinho” muito maior que os que existiam na ilha de Madagascar, de onde a planta é nativa. O inseto, até então desconhecido, só foi descoberto depois da morte de Darwin. Essa história sobre a polinizadora misteriosa é uma das mais famosas da teoria da evolução. (Cortesia | Robert Clark)
9/10 O que um Rato-toupeira-pelado e uma abelha tem em comum? Aparentemente nada, mas ambos são animais que vivem em colônia. Além do aspecto asqueroso, este roedor chama a atenção dos cientistas por ter desenvolvido uma mutação genética que produz açúcares capazes de impedir o crescimento das células cancerosas em seu organismo. Por causa dessa mutação, um Rato-toupeira-pelado pode ultrapassar os 30 anos de vida. (Cortesia | Robert Clark)
10/10 Livro Evolution: a Visual Record(2016), de Robert Clark - ainda sem título em português (Cortesia | Robert Clark)
Água, a substância mais estranha da face da TerraA água tem mais de 70 anomalias – ou seja, comportamentos que desafiam as previsões dos físicos. Neste vídeo, explicamos quatro delas.Ela é menos densa no estado sólido que no líquido, desafia a gravidade e congela mais rápido se está fervendo. Essas são algumas das mais de 70 anomalias da água: um conjunto de características que nenhum outro líquido do Universo tem. Entenda por que os superpoderes do H2O são a chave para a vida na Terra.
Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês
Revista em Casa + Digital Completo
Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.