Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

A areia que virou fumaça

Substância derivada da areia e transformada na mais leve e mais forte espuma já vista, já apelidada de fumaça sólida, está prestes a invadir a vida doméstica com inúmeras utilidades.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 jan 1991, 22h00

Fumaça sólida é um apelido bastante adequado para os aerogéis de silício, substâncias derivadas da areia e transformadas nas mais leves e mais fortes espumas já vistas. Prestes a invadir a vida doméstica com inúmeras utilidades, são apenas três vezes mais densas que o ar, mas podem sustentar uma carga 1 600 vezes maior que seu próprio peso. Na verdade, a técnica usada para construí-las consiste em criar uma complicada estrutura oca onde a areia entra com menos de 1 % do peso. O resto é ar. A primeira e mais fenomenal aplicação desse material deverá ser nas geladeiras, pois é um excelente isolante – doze vezes melhor que o vidro, por exemplo. Além disso, essas espumas não são poluidoras como as das geladeiras atuais, feitas de clorofluorcarbono. A capacidade de reter calor também é útil na construção de células solares: quando a espuma é colocada sobre uma superfície negra, a temperatura do ar em seu interior eleva-se rapidamente. Em seguida, o ar pode ser usado para aquecimento doméstico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.