PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A força do pensamento

As pessoas, durante a experiência, não aumentaram a massa muscular, mas sim a intensidade dos impulsos enviados a ela, o que resultou em mais força.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 31 jan 2002, 22h00

Rafael Kenski

Não é mais preciso ir até a academia para ficar mais forte. Na verdade, não é preciso nem mover os seus músculos. Segundo pesquisadores da Universidade de Cleveland, no Estado de Ohio, Estados Unidos, tudo o que você precisa fazer é pensar que está fazendo exercício e – voilá –, eis a força. Eles fizeram um grupo de dez pessoas imaginar, por 15 minutos diários, que estava movimentando ao máximo o dedo médio da mão – um músculo utilizado com pouca freqüência. Depois de 50 dias de “exercício”, observou-se que a força no órgão aumentou, em média, 35%. Ao repetir a experiência com outro grupo – que, dessa vez, se concentrava nos bíceps –, eles obtiveram um crescimento de desempenho de cerca de 13%, que se manteve por três meses. Esse tipo de treinamento foi possível porque os músculos só se movimentam depois de receberem sinais enviados pelo cérebro.

As pessoas, durante a experiência, não aumentaram a massa muscular, mas sim a intensidade dos impulsos enviados a ela, o que resultou em mais força. Os cientistas, que não podem dar entrevista antes de a pesquisa ser publicada, querem agora saber se os “exercícios de sofá” podem ser aplicados a todos os músculos do corpo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.