GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Anticongelante Natural: Dos sorvetes aos Transplantes

A descoberta de que os peixes estão protegidos por um anticongelante natural, que impede que eles se congelem ao nadar em águas glaciais, despertou o interesse dos fabricantes de sorvetes dos EUA e ainda pode ser uma revolução no campo da medicina, no que diz respeito aos transplantes de órgãos.

Mesmo quando nadam nas águas glaciais dos mares antárticos, os peixes não se congelam. Isso porque então protegidos por um anticongelante natural formado por compostos de proteína e açúcar: quando a temperatura cai abaixo de zero, esses compostos se prendem aos cristais de gelo que se formam nos fluidos do organismo, como o sangue, e retardam a sua solidificação. Essa descoberta de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, já despertou o interesse, quem diria, de fabricantes de sorvete.

Explica-se: eles gostariam de impedir a formação de cristais em sorvetes recongelados depois de derretidos. Mas a principal aplicação da descoberta pode estar na área de transplantes. Normalmente, as temperaturas baixas que mantém os órgãos a serem implantados também provocam a deterioração do fluido intercelular. Se o mecanismo dos peixes puder ser utilizado para guardar órgãos humanos descongelados, mas ainda submetidos a baixas temperaturas, eles poderão ser conservados por muito tempo.