Arqueologia,escavando na rede

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 jan 2001, 22h00

Denis Russo Burgierman

Arqueólogo é um sujeito que passa os dias abrindo buracos no chão, peneirando a terra e limpando as pedras com pincel para tentar achar, no meio de um monte de poeira, uma preciosidade que ajude a montar o quebra-cabeças do passado humano. É mais ou menos como navegar na internet: o trabalho consiste em separar os 99% de joio do 1% de trigo. Para encontrar os sites mais úteis e divertidos sobre arqueologia, a Super saiu a campo e escavou fundo na web. Com vocês, o que há de melhor sobre arqueologia na rede.

EMuseum

emuseum.mankato.msus.edu

Um verdadeiro museu virtual de arqueologia, com informação completíssima sobre a história dessa ciência, seus maiores feitos, suas áreas de atuação e os principais sítios de todas as partes do mundo. O museu tem até um café, onde você encontra receitas antigas, como a de um pão navajo e a de um suflê de pêra romano.

Satellite Remote Sensing and Archaeology

ourworld.compuserve.com/homepages/mjff/homepage.htm

As fotos de satélite estão se tornando uma ferramenta tão preciosa para os arqueólogos de hoje quanto a pá. Este site acadêmico mostra o quanto o recurso pode ser útil para localizar ruínas soterradas, encontrar padrões geométricos e reconstituir paisagens antigas. Há exemplos de várias partes do mundo.

An Architect in Northern New Mexico

Outra ferramenta ultramoderna que os estudiosos do passado estão adorando é a realidade virtual. Neste site, mantido pelo arquiteto Dennis Holloway, você encontra modelos reconstruídos de antigas aldeias dos índios americanos anasazi. Dá para imaginar direitinho como eram os lugares. Holloway aplica os conhecimentos arquitetônicos desses índios em seus projetos.

Arqueologia Brasileira

O melhor endereço sobre o assunto no Brasil. Discute em profundidade e com muitas fotos três assuntos que fascinam os arqueólogos brasileiros: as escavações no local da Guerra de Canudos, as pinturas rupestres e os sambaquis, montes de conchas fósseis comuns no litoral do país.

Secrets of Eastern Island

Neste site superinterativo da revista digital Nova você passeia entre os fabulosos moais da Ilha de Páscoa. Há também um vídeo sensacional que mostra um grupo de pessoas tentando mover uma daquelas estátuas de 10 toneladas usando só os recursos disponíveis no tempo em que elas foram construídas. Tem até um joguinho no qual você mesmo empurra o moai.

The Greeks

Outro site espetacular da Nova. Aqui você aprende tudo sobre os gregos, passeia pelos templos de Atenas e entende como eles foram construídos. Mas o recurso mais surpreendente é uma câmera que você maneja daqui do Brasil, dando zooms e mudando os ângulos, para saber o que está acontecendo neste exato momento lá na Acrópolis, um dos mais famosos sítios arqueológicos do mundo.

Universidade Estácio de Sá

Esta é a única universidade brasileira que oferece graduação em arqueologia. O site tem todas as informações sobre o curso. Se você escolheu essa carreira, vale a pena também informar-se sobre as pós-graduações oferecidas pelas melhores universidades brasileiras para alunos formados em história, antropologia ou geologia.

Land of The Pyramids

Um lugar ao mesmo tempo completo e divertido sobre arqueologia egípcia. Deixa você acompanhar uma aventura entre as pirâmides e tem um mapa superatualizado no qual dá para ficar sabendo de todas as expedições científicas que estão ocorrendo na terra dos faraós. Há também muitas fotos e textos ótimos.

drusso@abril.com.br