PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Buraco negro “Made in Brazil”

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 28 jul 2009, 22h00

A descoberta aconteceu por acaso. Mas isso não tira sua importância. Quando estudava nuvens de gases cósmicos nas vizinhanças dos núcleos de diversas galáxias, a astrônoma Thaísa Storchi-Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descobriu um buraco negro no centro da galáxia NGCI097, a 40 milhões de anos-luz da Terra. A pesquisadora, líder de uma equipe internacional que trabalha no Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile, apontou o telescópio chileno de 4 metros de diâmetro para essa galáxia porque ela tem uma região muito próxima ao centro, onde estão se formando novas estrelas. Ao analisar a luz emitida pela região, ela percebeu que os gases ali giravam à velocidade de 10 000 quilômetros por segundo. Thaísa calculou que a massa desse gás era aproximadamente a mesma que a do Sol. Associando esses dados, ela concluiu que há um buraco negro no centro ai galáxia:
A descoberta é considerada um fenômeno. Segundo um dos maiores estudiosos de buracos negros, o físico Martin Rees, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, “a probabilidade de se encontrar buracos negros com esse tipo de estudo realizado por Thaísa Bergmann é de uma em 10 000”. Thaísa também reconhece a sorte: “Tratase de um buraco negro que estáadormecido e que só captura o que passa muito perto dele”, comentou a pesquisadora brasileira, em entrevista a SUPER. “Isso dificulta ainda mais sua identificação”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.