Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cachorro tem memória de elefante?

Eles não são bibliotecas paquidérmicas, mas podem sentir sua falta, pois têm memória boa. O Oráculo está fofo. É o clima de Ano Novo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 26 jan 2012, 22h00

Reportagem Fronteira – Agência De Jornalismo

AMOR DE CÃO

Reencontrei o cachorro de um casal de amigos após 1 ano. Eu era próximo do bicho, que ficou agitado e pedia carinho mais que o normal. Ele me reconheceu?

FABIO VIEIRA
Rio de Janeiro, RJ

Provavelmente. Segundo Marcelo Campos, professor de medicina veterinária da UFPI, mamíferos criados por humanos podem reconhecer pessoas. “Eles usam visão, audição e olfato”, diz. Se dependessem só do olfato, uma mudança no perfume bastaria para a pessoa ficar irreconhecível. Mas os animais gravam até o timbre de voz de um humano mais chegado. Ou seja, o cachorro dos seus amigos não precisa ser um Malabim Sabe ou um K-9 para ser sabidão.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Qual a capacidade do nosso cérebro em terabytes?

FLÁVIO PONTES PARIS
Indianópolis, PR

O ser humano não guarda informação como o computador. Mesmo assim, pesquisadores arriscam estimativas: “O cérebro é associativo. As informações são armazenadas e recuperadas de uma forma complexa”, diz Rober Birge, da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. “Quando visto nesse contexto, o cérebro pode armazenar o equivalente a 1 000 terabytes ou mais.” Ou seja, sua cabeça vale mais que mil HDs externos de ponta. Não a desrespeite usando chapéus ridículos.

Continua após a publicidade

FÍSICA MOLHADA

Por que cabelo molhado escurece se a água é incolor?

LUAN DIAS
Aguaí, SP

Continua após a publicidade

Não só o cabelo, mas qualquer objeto colorido fica mais escuro quando molhado. Rafael Guido, do Instituto de Física da USP de São Carlos, explica: “A luz branca é composta pelas 7 cores do arco-íris. Quando um objeto azul, por exemplo, é exposto à luz, ele absorve todas as cores e reflete só o azul. Se ele for molhado, a água absorve mais luz do que o objeto absorveria sozinho e quanto mais a luz é absorvida, menos ela chega aos olhos”. Logo, fica mais escuro. Ficou com os olhos irritados por causa da calça laranja do seu amigo colorido? Jogue água.

CAOS AÉREO

Pássaros também sofrem turbulência no voo?

Continua após a publicidade

GUILHERME GRANATO
São Paulo, SP

Sim. Mas é diferente porque, basicamente, nessa comparação, o pássaro é o avião e nós somos objetos dentro dele – é essa a turbulência que sentimos: chacoalhamos se a aeronave passa em uma zona de instabilidade. O pássaro, assim como dragões, grifos, pégasos e outras criaturas que vemos no céu, sofre turbulência pelo mesmo motivo que o avião: mudanças nas correntes de ar que os deixam instáveis. “Muitas vezes, aves migratórias alteram a trajetória para desviar de instabilidades”, diz Ricardo Albuquerque, professor de veterinária da USP.

VÍCIO DA PREGUIÇA

Continua após a publicidade

Por que bocejamos quando vemos alguém bocejar?

MARCELO LEITE RIBEIRO
Montes Claros, MG

Porque o cérebro tem uma área chamada córtex pré-motor, onde há um mecanismo maria-vai-com-as-outras: os neurônios-espelhos. Só não imitamos tudo porque há áreas específicas que bloqueiam isso. Mas, no caso do bocejo, outras regiões são acionadas: a amígdala, que produz emoções primitivas, como medo, e o hipotálamo, que comanda funções básicas. E elas não são controladas totalmente pela área racional do cérebro. “Se o hipotálamo é ativado, não dá para segurar: o bocejo sai”, diz Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da UFRJ. Nem é preciso ver alguém. Basta a menção à palavra “bocejo”. Deu vontade?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.