Cérebro aponta a paquera certa

Pesquisadores americanos descobriram em pesquisas com pássaros que é o cérebro que indica o parceiro certo para o acasalamento.

Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 31 jan 1991, 22h00

Para cortejar uma fêmea, o canário emite um som específico, ensinado por machos mais experientes, nos primeiros meses de vida. Os cientistas sabem que o aprendizado da canção de amor só é possível graças a uma área no cérebro do pássaro, chamada Hvc. Até hoje, não havia evidência de que essa mesma região cerebral fosse necessária para as fêmeas reconhecerem a paquera sonora do companheiro de espécie. Mas pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, afirmam que, ao se destruir a área Hvc de fêmeas, elas passam a aceitar qualquer cantada.

Eles injetaram hormônios nas aves, para simular o período do acasalamento. Então, usaram uma gravação com sons de machos. Foi surpreendente: as fêmeas responderam com a mesma animação tanto à música dos canários quanto à dos pardais. Isso significa que, se os hormônios estimulam a atividade sexual, é o cérebro, por sua vez, que indica o parceiro certo. Segundo os pesquisadores, a experiência pode ser valiosa no sentido de mostrar que anormalidades sexuais pode ser origem no sistema nervoso.