Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Chuva de meteoros será visível até o dia 28 de maio

Por Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 5 Maio 2016, 19h45

Uma chuva de meteoros, formada pela poeira do cometa Halley, acontece nesta madrugada, de quinta para sexta-feira. Estrelas cadentes poderão ser vistas nos hemisférios norte e sul (portanto, serão visíveis no Brasil), mas não nos polos do planeta. O fenômeno acontece anualmente, quando a atmosfera terrestre encontra resquícios espaciais no trajeto do cometa, e é chamado Eta-Aquarídeos.

A chuva de meteoros, inofensiva para a Terra, acontecerá até o próximo dia 28 de maio, mas o pico é nesta noite, das 2h da manhã até o amanhecer.

Leia: Universo pode desaparecer antes do previsto

Não é preciso utilizar equipamentos especiais para observar as estrelas cadentes, basta olhar para o céu durante algum tempo para poder avistá-las. No entanto, as nuvens podem atrapalhar o show cósmico – e o ideal é estar em uma cidade com pouca luminosidade noturna. A boa notícia é que a lua, que está em estágio crescente, não vai atrapalhar a observação do evento.

O cometa Halley, responsável pela chuva de meteoros de amanhã, passou perto da Terra em 1986 e só voltará a ser visível em 2061.

Outro fenômeno espacial que poderá ser visto da Terra é o trânsito do planeta Mercúrio entre a Terra e o sol. Com isso, que acontece na próxima segunda-feira, será possível ver um mini-eclipse entre as 8h12 e as 15h42. Será possível observar este evento, que acontece 14 vezes por século, em todo o território nacional.

Nasa mapeou todos os eclipses até o ano 3000