Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ciência da investigação criminal:siga os números

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 out 2006, 22h00

Marcel Plasse

Numb3rs

1ª temporada. EUA, 2005. Direção: Cheryl Heuton e Nicolas Falacci

À primeira vista, matemática e trabalho policial parecem tão distintos quanto números primos. Mas, depois que CSI popularizou a ciência da investigação criminal, chega a vez de as equações e os professores universitários tomarem o espaço dos tiras machões na TV. Em Numb3rs, o crime é um problema matemático, solucionado numa lousa por um professor literalmente genial. Armado apenas com equações, o matemático Charlie Eppes resolve assassinatos, ataques biológicos, assaltos a bancos, encontra serial killers e crianças raptadas.

Bastidores: A série é exibida em faculdades de matemática nos EUA e foi parar em publicações científicas. Por causa disso, foi agraciada com o Carl Sagan Award por ajudar na compreensão da ciência pelo grande público.