Cientistas blogueiras: quem são as digital influencers com PhD

Elas têm milhares de seguidores no Instagram, com fotos de vistas incríveis... e cérebros e células tronco.

8 mar 2018, 19h15
  • “Oi meninas, tudo bom?”

O Instagram é o habitat natural dos blogueiros: celebridades divulgam suas férias, geeks fazem unboxing de eletrônicos, maquiadores ensinam tutoriais, atletas mostram a evolução dos seus treinos… E a ciência não fica de fora.

Não faltam perfis de cientistas de verdade na rede social – muitas delas preocupadas em divulgar para o mundo o resultados do seu trabalho, e também o dia a dia dentro dos laboratórios. Acompanhar as pesquisas na função “stories” vira quase um vício: se torna uma injeção de adrenalina observar ao vivo testes simples, como fazer uma proteína brilhar no microscópio.

Selecionamos abaixo algumas das contas mais interessantes. Nelas, “blogueira” e “cientista” não são funções separadas: há uma preocupação estética grande, associada com explicações interessantes e bem embasadas sobre o mundo ao nosso redor. Conhecimento de braços dados com o estilo.

Samantha Yammine

A post shared by 🔬 samantha yammine (@science.sam) on

Instagram: @science.sam
    A neurocientista está completando seu PhD na Universidade de Toronto. Suas especialidades são células tronco e desenvolvimento cerebral. Além de alimentar o Instagram e um canal no Youtube, Samantha dá palestras sobre divulgação científica.

Robyn Silber

A post shared by Robyn Silber (@programm.r) on

Instagram: @programm.r
    Robyn é cientista da computação e engenheira de software. Além de trabalhar no desenvolvimento de aplicativos, ela luta pela inclusão de mais mulheres na programação e defende a criação de programas de mentoria entre mulheres na tecnologia.

Emma Osborne

A post shared by Emma Osborne💫 (@emmanigma_) on

Instagram: @emmanigma_

Emma ficou conhecida por seu canal no Youtube, The Extraordinary Universe, que explica princípios da física e teorias de Einstein de forma superdidática. No seu PhD, na Universidade de Southampton, Inglaterra, ela está tentando desvendar como é que estrelas de nêutrons geram ondas gravitacionais – nada menos que um dos tópicos mais importantes da astrofísica atual.

Mafalda Farelo

A post shared by Mafalda F (@thelabnotebook) on

Instagram: thelabnotebook

A cientista portuguesa criou a conta assim que começou seu doutorado na Universidade de Surrey, na Inglaterra. Seu tema principal é mostrar o backstage da vida de uma pesquisadora jovem. Entre viagens, dias no laboratório e pausas para escrever o projeto, Mafalda tem um dos feeds de Instagram mais bonitos dessa lista.

Ivana Lee

A post shared by mathematical models (@mathematicalmodels) on

Instagram: @mathematicalmodels

No perfil de Ivana, tudo vira matemática. Parte da proposta da conta é convidar cientistas mulheres a posar para uma foto (por isso, modelos matemáticas) e incluir, na legenda, uma breve entrevista, explicando de que forma a matemática é usada no dia a dia daquela profissional.

Além disso, Ivana usa fotografias bonitas dos cenários ao seu redor para ilustrar temas complicados: da sequência Fibonacci encontrada em pinhas até o teto de um shopping novaiorquino para falar de geometria diferencial.

Bônus: se você quer ver como até uma montanha de livros acadêmicos pode ficar bonita, confira também o _twolittlebears. Não é sobre ciência em si, mas vale uma menção honrosa. O perfil é alimentado por uma futura médica – mas você não precisa estar doente para se sentir aliviadíssimo com o equilíbrio lindíssimo das fotos dela.