GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cientistas hipnotizam filhote de tartaruga; assista

Uma tartaruga marinha bebê é agitada demais, mas esses pesquisadores descobriram um jeito de acalmá-la por alguns segundos (spoiler: é muito fofo)

Você pode até pensar o contrário assistindoa  Procurando Nemo, mas os filhotes de tartaruga do mar são super agitados. Toda essa energia é ótima para fugir de predadores quando eles saem dos ovos e estão indo para o mar – mas, para os cientistas, pode ser bem chato tentar medir, pesar ou fotografar as pequenas. Por isso, um grupo de pesquisadores da Universidade da Malásia criou uma forma de hipnotizar as tartaruguinhas. 

Muitos animais, incluindo coelhos e tubarões, entram em um estado de paralisia quando colocados de barriga para cima. Isso é conhecido como imobilidade tônica, e é mais ou menos o que acontece quando você pega um gatinho pela nuca. Nas tartarugas, a coisa não funciona exatamente assim: quando alguém as coloca de barriga para cima, elas ficam doidas para se endireitar. 

Então, como solucionar esse problema? Simples: elas precisam de escuridão para entrar em transe, e isso acontece porque as tartarugas confiam muito na visão para escapar de perigos. Então, os cientistas não só colocam elas e barriguinha para cima, como também e tapam os olhos delas. Só assim os filhotes entram na imobilidade tônica, que dura pouco mais de 25 segundos – tempo suficiente para pesar, medir e fotografar as danadinhas. 

Olha só que fofura: