Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como fazer cerveja em casa

É bem mais fácil comprar no mercado. Mas, se o tédio da quarentena estiver insuportável – e você quiser tentar a sorte –, veja aqui o caminho dos maltes.

Por Karin Hueck e Carol Castro
Atualizado em 3 jul 2020, 14h30 - Publicado em 7 out 2019, 17h10

Com quatro simples ingredientes – água, malte, lúpulo e fermento – e oito passos (não tão simples), dá para fazer a gelada no braço.

UTENSÍLIOS NECESSÁRIOS

• Um fogão de 4 bocas
• Duas panelas de 32 litros com torneira
• Um moinho para cereais
• Termômetro
• Balança
• Uma fôrma de pizza furada para o fundo falso
• Dois baldes de PVC com torneira e tampa
• Uma válvula airlock
• Mangueira para encher as garrafas
• Máquina para colocar tampas em garrafa

PROCESSO QUENTE

1 • PICOTE O MALTE

O malte, o lúpulo e o fermento, assim como a receita, podem ser encontrados na internet. Pese os diferentes tipos de maltes e jogue no moedor de cereais. Triture-os até quebrar a casca. Mas, cuidado, não transforme os grãos em farinha – isso prejudicará o processo de filtragem.

2 • ADOCICA, MEU AMOR

Esquente 20 litros de água a uma temperatura entre 60 e 70 °C. Deixe o termômetro sempre dentro da panela. Jogue o malte e misture por 20 minutos até chegar exatamente aos 70 °C. Se ultrapassar os 74 °C, as enzimas deixam de agir. Desligue o fogo e deixe a mistura, chamada de mosto, repousar por uma hora.

3 • LIMPEZA

Acenda o fogo e mexa até atingir 78°C (não deixe passar ou a cerveja ficará adstringente). Abra a torneira e jogue o mosto em uma panela com fundo falso. De novo, abra a torneira e retire 2 ou 3 litros do mosto com a ajuda de uma escumadeira (isso serve para tirar os farelos). Transfira líquido de volta para a panela sem fundo falso.

Continua após a publicidade

4 • EXPLOSÃO DE SABOR

Acrescente mais água a 70 °C para repor as perdas do bagaço e da evaporação, até voltar aos 20 litros iniciais. Acenda o fogo e, 5 minutos após a fervura, acrescente o lúpulo de amargor. Deixe o fogo ligado por uma hora, com a panela destampada. Nos 5 minutos finais, acrescente também o lúpulo de aroma.

Continua após a publicidade

PROCESSO FRIO

5 • DECANTE A VALER

A partir daqui, todo material deverá ser sanitizado com álcool hospitalar. A presença de bactérias afeta o sabor da cerveja. Mergulhe a panela em uma bacia com água e gelo, mexa por alguns minutos no sentido anti-horário e deixe por uma hora, com a tampa fechada. A parte sólida descerá para o fundo da panela.

6 • LEVE & DURAS

Transfira o líquido para o balde de PVC. Jogue o fermento – e veja na do fermento qual é a temperatura ideal (para Ale, é entre 16 e 24 °C. Lager, entre 10 e 15 °C). Isso é essencial para não matar as leveduras, que transformam açúcar em álcool. Feche o balde com a válvula airlock e deixe repousar de sete a dez dias.


7 • MATURAÇÃO

A levedura vai decantar para o fundo do balde. Para se livrar dela, transfira a cerveja para outro balde de PVC com a ajuda da torneira e de uma mangueira. Feche-o com airlock para não entrar ar. Mantenha o balde fechado em temperatura ambiente por mais duas semanas. Pode ser em qualquer canto da casa que não pegue sol.

Continua após a publicidade

8 • ENGARRAFAMENTO

Transfira a cerveja para outro balde para tirar resíduos. Ferva 100 g de açúcar com 110 ml de água. Separe entre 5 e 8 g (não mais, ou a garrafa pode explodir) e jogue em uma garrafa de 1 litro. Encha de cerveja até a metade do pescoço. A levedura vai reagir com o açúcar e produzir gás carbônico. Deixe descansar por dez dias. Depois é só gelar e beber!

Fontes Alex Wirz, cervejeiro artesanal e membro da Associação dos Cervejeiros Artesanais de São Paulo; Jaime Pereira Filho, cervejeiro artesanal; Leonardo Botto, cervejeiro artesanal e autor das receitas da Biertruppe, da microcervejaria Bamberg.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.