PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Computador adivinha que música você ouviu lendo seu cérebro

Não é feitiçaria, é tecnologia

Por Lucas Baranyi
16 fev 2018, 18h07

A ciência sempre se interessou pela maneira como o ser humano interage com a arte – e agora ela está mais perto dessa compreensão: pesquisadores encontraram uma forma de identificar qual música está sendo escutada por alguém utilizando ressonância magnética, que mede o fluxo de sangue e atividade cerebral.

O experimento, liderado por um time de cientistas brasileiros, finlandeses, alemães e indianos, se baseou em um modelo de codificação e decodificação. Um sistema de computador monitorou padrões de atividade cerebral causados por músicas específicas – quais partes da mente se ‘acendiam’, e quanto – e então tentaram identificar a música correta utilizando apenas ressonância magnética.

Seis voluntários ouviram quarenta canções – música clássica, rock, pop, jazz e outros gêneros. O software ligado à máquina de ressonância magnética foi treinada para medir a atividade cerebral em relação a construções musicais que incluíam tonalidade, dinâmica, ritmo e timbre.

Com a análise completa, algumas das músicas eram repetidas – e o sistema precisava adivinhar quais eram as canções escolhidas. Com duas opções possíveis, o computador acertou 85% das vezes. Com dez opções, 74%.

Dentre as descobertas do estudo, foi possível entender que os participantes não mostravam uma “preferência de hemisfério” para processar as músicas. A técnica também pode ser usada, futuramente, para entender quais refrãos e melodias são preferidos pelas pessoas – e porque algumas apaixonam-se por certas canções, enquanto outras não sentem nada. Um prato cheio para as gravadoras. E, quem sabe, em um futuro distante, a composição de músicas com o próprio pensamento.

O estudo completo foi publicado no periódico Scientific Reports.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.