GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Se alguns animais não veem as cores, por que são tão coloridos?

Cores são estratégia evolutiva

Nem todos os bichos são daltônicos. “Só cães e bovinos não enxergam cores; ainda assim, eles conseguem perceber diferentes tons de cinza”, ressalta o zoólogo paulista Ladislau Deutsch. A maioria dos bichos tem, sim, visão colorida – as abelhas, por exemplo, detectam até raios ultravioleta, para os quais os humanos são cegos.

A cor é fundamental na natureza. Entre aves e peixes, ela funciona como uma estratégia de reprodução. Os machos costumam ser bem coloridos para chamar a atenção das fêmeas. Cores vivas são sinal de boa saúde e, conseqüentemente, de bons genes. “As penas dos pássaros sempre ficam mais bonitas na época do acasalamento”, lembra Deutsch.

Também acontece de os bichos adaptarem suas cores às do ambiente, para escapar de predadores. O louva-a-deus e vários outros insetos são verdes para se misturar mais facilmente às folhas. O processo inverso também ocorre. É o caso da onça-pintada. Sua pelagem ajuda a predar, pois a torna mais difícil de ser vista pelas presas.

A cor também pode ser berrante de propósito, para servir de alerta. Alguns sapos têm a pele vermelha ou amarela, o que indica que eles são venenosos.